Alepe abre agendamento para 300 vagas em mutirão gratuito contra o glaucoma
Os agendamentos começam na próxima segunda-feira (12) e vão até a sexta (16)
Escute essa reportagem

Conhecido como “o ladrão silencioso da visão”, o glaucoma é uma doença que avança sem sintomas e pode levar à cegueira irreversível, caso não seja identificada e tratada a tempo.
Como parte das ações pelo Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio, a Assembleia Legislativa de Pernambuco inicia nesta segunda-feira (12) os agendamentos para um mutirão gratuito de diagnóstico e triagem da doença.
A iniciativa, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vai disponibilizar 300 vagas para a população. E a mensagem do ‘Maio Verde’ é clara: não espere pelos sintomas do glaucoma. Ele não tem cura. (Veja detalhes sobre a doença abaixo)
Os agendamentos estarão disponíveis exclusivamente por telefone, de 12 a 16 de maio, nos dias úteis, sempre das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h. Para marcar, é preciso ligar para um dos números da central de atendimento da Alepe: (81) 3183-2443, 3183-2242 ou 3183-2026.
Os atendimentos acontecerão na semana seguinte, nos dias 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 16h, no térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, no bairro da Boa Vista.
Serão 100 pessoas atendidas por dia. De acordo com a assistente social e coordenadora de Projetos Externos da Fundação Altino Ventura, Joana Ferreira, os pacientes passarão por avaliação com oftalmologistas, incluindo medição da pressão intraocular e exame de fundo de olho — exames fundamentais na triagem para detecção do glaucoma.

“Caso a equipe médica identifique a necessidade de exames complementares ou suspeita de diagnóstico de glaucoma, o paciente será encaminhado à Fundação Altino Ventura para investigação de diagnóstico e acompanhamento”, complementa.
A iniciativa de celebrar o ‘Maio Verde’ faz parte de uma agenda social, voltada para a população, que é cumprida anualmente pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe.
VEJA TAMBÉM: Sem prevenção: 7 em cada 10 cegos no Brasil vivem em situação de pobreza
Em março deste ano, a Alepe promoveu, também gratuitamente, um mutirão para triagem e tratamento da catarata. Segundo o superintendente de Saúde, Wildy Ferreira, “a Alepe procura contribuir para que a população tenha acesso a cuidados de saúde de qualidade”.
“Esse mutirão promovido pela Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vem contribuir com o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do glaucoma. Além de ser uma forma de reforçar a importância do ‘Maio Verde’ de conscientização da população da saúde ocular e de prevenção da doença”, ressaltou Wildy Ferreira.

Já para o primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, a realização do mutirão de Glaucoma, dentro da campanha Maio Verde da Alepe, “é uma importante iniciativa de saúde pública e conscientização sobre essa doença silenciosa, que pode levar à cegueira se não for identificada e tratada precocemente”.
“Essa é mais uma ação do ‘Programa Alepe Cuida’ em defesa da prevenção, do cuidado e do acesso à saúde. Estamos falando de garantir dignidade, enxergar o futuro com esperança e reafirmar nosso compromisso com a vida das pessoas”, pontuou o deputado.
SERVIÇO:
Maio Verde: Prevenção do Glaucoma
Agendamentos: de 12 a 16 de maio, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16 horas, pelos telefones 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026
Atendimentos: Dias 20, 21 e 22 de maio, das 9h às 16 horas, no pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, na Boa Vista
Serão 300 atendimentos, 100 por dia, por ordem de chegada
ENTENDA MAIS SOBRE O GLAUCOMA
O que é o glaucoma?
É uma doença silenciosa e progressiva que afeta o nervo óptico e pode levar à cegueira irreversível, se não for diagnosticada e tratada a tempo.
Quais são os sintomas do glaucoma?
Nas fases iniciais, o glaucoma não apresenta sintomas. Quando os primeiros sinais surgem — como a perda de visão periférica, em um efeito semelhante ao de "visão em túnel" — o dano ao nervo óptico já pode ser irreversível.
Por que o diagnóstico costuma ser tardio?
Porque o cérebro compensa gradualmente a perda de campo visual e o paciente só percebe a dificuldade quando a visão já está bastante comprometida.
Por que é importante fazer a triagem mesmo sem sintomas?
Justamente porque o glaucoma é assintomático no início. Somente exames preventivos, como medição da pressão intraocular e o fundo de olho, podem detectar precocemente a doença.
O glaucoma tem cura?
Não. Mas o tratamento adequado pode controlar a progressão da doença e preservar a visão.
A quem o glaucoma mais afeta?
Embora possa atingir qualquer pessoa, o risco aumenta com a idade, histórico familiar, pressão intraocular elevada e em pessoas com doenças como diabetes.
Comentários