X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Academia Pernambucana de Letras ganha painéis com acessibilidade

Painéis informativos dispostos no Museu da APL receberam QR-codes com acesso à audiodescrição e à tradução em Libras para os visitantes


Imagem ilustrativa da imagem Academia Pernambucana de Letras ganha painéis com acessibilidade
Museu da Academia Pernambucana de Letras é aberto ao público |  Foto: Breno Laprovítera/Divulgação/APL

Fundada em 1901, a Academia Pernambucana de Letras (APL) tem sua sede localizada num casarão neoclássico do século XIX, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no bairro das Graças. Uma visita ao local propicia uma imersão neste período da história e resgata a trajetória da APL, trazendo ao visitante uma interação com um extenso patrimônio museológico. A partir de agora, essa visita se tornará acessível também às pessoas com deficiência visual e auditiva.

O projeto “Museu da Academia Pernambucana de Letras - Um passo em direção à Acessibilidade Comunicacional” - realizado pela produtora Arkhé Cultural, com o apoio do Funcultura (Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura) - tem como objetivo tornar acessíveis as informações imagéticas dos painéis que representam os espaços do museu. No local é possível encontrar uma exposição permanente de obras de arte, peças decorativas e mobiliário doados à Academia ao longo dos anos.

Imagem ilustrativa da imagem Academia Pernambucana de Letras ganha painéis com acessibilidade
|  Foto: Divulgação/APL

ACESSIBILIDADE

O Museu da APL tem visitação aberta ao público e acaba de receber as intervenções necessárias para possibilitar a acessibilidade. Cada um dos dez cômodos da casa possui um painel informativo ao qual foi acoplado um recurso de tecnologia assistiva. Trata-se de QR-codes que direcionarão os usuários à tradução do conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e à audiodescrição, contribuindo com a democratização do acesso ao bem cultural.

“A intervenção visa dar um primeiro passo em direção a um patrimônio cultural mais acessível às pessoas com deficiência. É um projeto importante para lançar luz ao tema, encontrar cada vez mais apoio do poder público e, consequentemente, possibilitar a fruição do acervo do Museu ao maior número de pessoas possível”, explica Jamille Barbosa, produtora cultural responsável pela Arkhé.

Para o consultor em acessibilidade e integrante do projeto, Artur Mendonça, esse passo é relevante pela inclusão que possibilita. “Nossa intenção é interpretar e traduzir este conteúdo, de forma que pessoas com deficiência visual e auditiva possam ter acesso pleno a eles, como qualquer outra pessoa que visite o espaço”, compartilha.

Já o presidente da APL, Lourival Holanda, considera que a iniciativa coloca a Academia Pernambucana de Letras um passo à frente. “Certamente, esse passo em direção à acessibilidade inclui a APL num rol ainda muito enxuto de instituições culturais que aproximam pessoas com deficiência de atividades culturais e literárias. Pretendemos ainda ampliar o leque de iniciativas neste sentido e tornar a Academia um ambiente cada vez mais acessível e visitado pela sociedade”, conclui. O horário de visitação do Museu da APL é de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. É possível realizar agendamentos para grupos através do telefone (81) 3268-2211.

Imagem ilustrativa da imagem Academia Pernambucana de Letras ganha painéis com acessibilidade
Artur Mendonça, Lourival Holanda, Francisco Pereira, Margarida Cantarelli e Marina Albuquerque |  Foto: Divulgação/APL

Sobre a Academia Pernambucana de Letras (APL)

A Academia Pernambucana de Letras é a terceira casa literária do Brasil, fundada depois da cearense e da brasileira, no dia 26 de janeiro de 1901. O objetivo do grupo fundador, encabeçado pelo escritor Carneiro Vilela, era discutir e cultivar a língua portuguesa e a literatura produzida em Pernambuco. Hoje, 123 anos depois, a instituição é uma das mais importantes do país e conta com programação cultural gratuita e aberta ao público, com exposições, palestras de escritores, poetas, artistas e músicos, além de lançamentos de livros e concursos literários.

Sobre a Arkhé Cultural

A Arkhé Cultural é uma produtora que atua na realização de cursos e projetos desde 2017, em Pernambuco. Já realizou formações nas áreas de mediação cultural, acessibilidade e patrimônio em diversas cidades pernambucanas como Recife, Nazaré da Mata, Goiana, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Arcoverde e Triunfo. Cerca de 200 profissionais das áreas de educação, produção cultural e patrimônio já realizaram os cursos e instituições como a Academia Pernambucana de Letras (APL) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PE) já foram beneficiadas por seus projetos.

SERVIÇO

Academia Pernambucana de Letras

Av. Rui Barbosa, 1596, Graças, PE

Telefone: (81) 3268-2211

Visitação: de terça a sexta-feira, das 10h às 16h (agendamentos pelo (81) 3268-2211)

Instagram: academiadeletras_pe

Facebook: academiadeletras.pe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: