Raquel Lyra abre Carnaval de Estado em festival realizado no Recife
Evento ocorre durante todo final de semana no Terminal Marítimo com atrações locais e nacionais
A governadora Raquel Lyra deu o pontapé inicial ao Carnaval de Pernambuco 2026 na noite de sexta-feira (6), durante o Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife. Acompanhada pela vice-governadora Priscila Krause, a gestora celebrou a identidade cultural do estado e a antecipação dos festejos, que prometem movimentar a economia e o turismo em todas as regiões.
"Não tem lugar no Brasil e no mundo que tenha tantos artistas extraordinários como a gente tem no nosso Estado. Temos uma grande alegria de poder homenagear pessoas como Maestro Duda, Nena Queiroga e João Gomes, além de celebrar o legado de Chico Science. Hoje, com grandes artistas, abrimos o Festival Pernambuco Meu País no Carnaval, que também abre oficialmente as portas para o maior Carnaval do Brasil”, enfatizou Raquel.
Durante a solenidade, foram condecorados os homenageados: o cantor João Gomes, o Maestro Duda e a artista Nena Queiroga, além de uma reverência especial ao legado de Chico Science. A programação musical da noite contou com diversas apresentações, incluindo Alessandra Leão, Mestre Ambrósio, Mundo Livre S/A e o encerramento com a Nação Zumbi e João Gomes.
O festival segue com acesso gratuito no Terminal Marítimo até domingo (8) e, entre os dias 13 e 17, as atividades migram para o Jardim do Cais do Sertão. Ainda de acordo com a gestão estadual, a maioria das apresentações serão compostas por talentos locais, fortalecendo a cultura pernambucana.
INVESTIMENTOS E RETORNOS ESPERADOS
Segundo o Governo de Pernambuco, serão investidos R$ 87,2 milhões em segurança, turismo e cultura para atrair 2,5 milhões de turistas, gerando uma receita de R$ 3,5 bilhões para a economia do Estado.
Comentários