Marco Zero 2026: onde o Carnaval do Futuro no Recife abraça a ancestralidade
Com mistura de ritmos e encontros inéditos, palco principal do Recife vira para união de mundos; confira a programação
O Marco Zero não é apenas o coração geográfico do Recife; é onde a alma da cidade se expõe por inteiro durante o Carnaval. A menos de 30 dias para o início do ciclo momesco, a Prefeitura divulgou, nesta quinta-feira (22), a grade do seu palco principal, revelando um "Carnaval do Futuro" que não esquece o passado. No palco montado entre o rio e o mar, no bairro do Recife, o DNA pernambucano quer provar, mais uma vez, sua força global em encontros que desafiam rótulos. (Veja programação da TV Tribuna PE aqui)
Fé, Maracatu e o brilho da "Musa"
A jornada carnavalesca começa na quarta (11) com o Ubuntu. Imagine a Avenida Rio Branco lavada com águas de Oxalá, enquanto 29 grupos de afoxé pedem licença para a folia. É o legado de Dona Carmem Virgínia, homenageada do ano, em forma de axé.
Na quinta (12), o Tumaraca celebra o sagrado feminino com o rufar dos tambores e as vozes de Luedji Luna, Zezé Motta e Altay Veloso. A noite segue com o homenageado Lenine e um tributo a Dominguinhos que une o novo de Jota.Pê ao piseiro de João Gomes. Para fechar, a multidão se rende ao brega de Priscila Senna.
O "Luxo de Paris" é de Pernambuco
A sexta-feira (13) começa com o Maestro Spok celebrando a ancestralidade negra com Chico César e Fabiana Cozza. Na sequência, o palco vira império das divas com Vanessa da Mata, Iza e Raphaela Santos.
Mas o grande destaque visual e simbólico acontece no sábado (14). O Recife recebe, pela primeira vez, o espetáculo da Orquestra Popular do Recife com Almério, Flaira Ferro e os Guerreiros do Passo. É o mesmo show que parou o festival Cinèma Paradiso Louvre, em Paris. É o frevo saindo das molduras do museu mais famoso do mundo para o asfalto do Recife. A noite ainda ferve com o encontro de Liniker e Ludmilla, terminando com o movimento Recife Capital do Brega.
Do samba ao eletrônico: o encontro dos mundos
O domingo (15) é a casa do samba, recebendo Mariene de Castro, Pixote e Sorriso Maroto. Já a segunda (16) promete ser histórica: o frevo irreverente do Maestro Forró abre alas para o peso da Nação Zumbi com a Devotos. É o Manguebeat encontrando o Punk do Alto José do Pinho. E para mostrar que o futuro já chegou, o DJ Alok encerra a madrugada com suas batidas globais.
A despedida, na terça (17), é uma ode aos gigantes. Nena Queiroga, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Alceu Valença formam a corrente que desemboca no Orquestrão de Maestro Spok, garantindo que ninguém vá embora sem o último passo de frevo.
Uma ponte entre o Louvre e a Bomba do Hemetério
Ao analisar a grade do Marco Zero 2026, percebe-se que não se trata apenas de colocar nomes famosos no palco, mas de promover diálogos. Quando o Recife traz de volta o espetáculo que brilhou em Paris, por exemplo, ele reafirma que nossa cultura não é "regional", é universal. Ver Almério e Flaira Ferro no Louvre é o mesmo orgulho de ver a Nação Zumbi e a Devotos dividindo o mesmo microfone na segunda-feira.
O Carnaval do Recife cresce porque é camaleônico. Ele abraça o eletrônico de Alok sem soltar a mão de Dona Carmem Virgínia. No Marco Zero, a tradição é o alicerce, mas a inovação é o telhado. O leitor, seja ele morador do morro ou turista de outro continente, entenderá o recado: em 2026, o Recife não apenas faz Carnaval; o Recife é o próprio futuro da festa.
Veja também: Arsenal, Graças e Pátio de São Pedro: veja a programação do Carnaval do Recife
PROGRAMAÇÃO - MARCO ZERO
11/02 - QUARTA-FEIRA
17h - Clarins de Momo de Pernambuco
Recife Matriz de Cultura Popular - Ubuntu - Deixando Legados e Pensando no Futuro - Encontro de 29 grupos de Afoxé do Recife e Região Metropolitana - Participações especiais - Dona Carmen Virgínia, Marcos Silva, Zezé Mota e Altay Veloso
12/02 - QUINTA-FEIRA
17h30 - Tumaraca - Encontro das Nações de Maracatu com participação de Luedji Luna, Karynna Spinelli, Gabi do Carmo e Bacnaré
19h30 - Lenine - Participação de Anavitória, os Garotin, Liniker, Bongar e Maestro Spok
22h - Dominguinho - Com João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho
0h - Priscila Senna
13/02 - SEXTA-FEIRA
16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Desfile das Agremiações Campeãs do Grupo Especial - Bloco Lírico Com Você no Coração, Boi Mimoso da Bomba do Hemetério, Tribo Indígena Tapirapé, Clube Carnavalesco Misto Das Pás, Clube de Boneco Seu Malaquias, Grêmio Cultural e Arte Gigante do Samba, Maracatu Leão de Ouro, Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, Tribo Indígena Orubá, Troça Carnavalesca Mista Batutas de Água Fria, Urso Cangaçá de Água Fria.
18h30 - Maestro Spok - Participações de Chico Cesar, Fabiana Cozza, Orum e Bongar
20h - Vanessa da Mata
22h - Iza
0h - Raphaela Santos
14/02 - SÁBADO
16h - Recife Matriz de Cultura Popular - Desfile das Agremiações Vice-campeãs do Grupo especial - Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, Boi Fantástico, Tribo Indígena Carijós, Clube Carnavalesco Misto Girassol da Boa Vista, Clube de Boneco Raíssa no Frevo, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Nação de Maracatu Encanto do Pina, Índio Tabajaras, Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda, Urso da Tua Mãe
18h - Orquestra Popular do Recife - Maestro Ademir Araújo convida Flaira Ferro, Almério e Guerreiros do Passo - Show apresentado em 2025 na estreia do Agente Secreto em Paris no festival Cinèma Paradiso Louvre. Inédito no Recife
19h30 - Bloco do Silva
21h - Liniker - Caju - Participação de Amaro Freitas e Priscila Senna
22h50 - Ludmilla
00h30 - Anderson Neiff
01h10 - Recife Capital do Brega
15/02 - DOMINGO
17h15 - Recife Matriz de Cultura Popular - Encontro de Blocos de Samba e Escolas de Samba (Bloco de Samba Anarquistas Bole Bole, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Escola de Samba Pérola do Samba, Grêmio Recreativo e Arte Gigante do Samba, Grêmio Recreativo Escola de Samba Preto Velho)
19h30 - Karynna Spinelli com Leyde do Banjo e Neris Rodrigues
21h - Mariene de Castro
22h50 - Pixote
00h40 - Sorriso Maroto
16/02 - SEGUNDA-FEIRA
16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Blocos Líricos: Bloco Lírico Folguedos de Surubim, Bloco Lírico Flor da Lira de Olinda, Bloco Flabelo do Amor, Bloco Compositores e Foliões, Bloco Flabelo Encantado, Bloco das Ilusões, Confete e Serpentina, Bloco Carnavalesco Misto Pierrot de São José, Bloco Eu Quero Mais, Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos, Bloco Flor do Eucalipto, Bloco das Flores, Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico.
20h - Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério
21h30 - Nação Zumbi com participação de Devotos
23h15 - Seu Jorge
01h - Alok
17/02 - TERÇA-FEIRA
16h - Recife Matriz da Cultura Popular - Encontro de Maracatus de Baque Solto (Maracatu Carneiro Manso, Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte, Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, Maracatu Leão de Ouro de Nazaré da Mata, Maracatu Leão do Norte de Glória do Goitá, Maracatu Piaba de Ouro, Maracatu Pantera Nova de Araçoiaba, Maracatu de Baque Solto Cambinda Nova, Maracatu Cambindinha, Maracatu Leão Formoso de Tracunhaém, Maracatu Rural Vencedor de Chã de Alegria)
19h - Nena Queiroga
20h30 - Geraldo Azevedo
22h- Elba Ramalho
0h - Alceu Valença
02h - Spok e Orquestrão
Comentários