Abertura do Carnaval do Recife tem shows de Lenine, João Gomes e Priscila Senna
Primeira noite da folia no Marco Zero reuniu milhares de foliões, celebrou a cultura popular e deu início oficial ao reinado de Momo na cidade
Siga o Tribuna Online no Google
O Carnaval do Recife 2026 foi oficialmente aberto na noite desta quinta-feira (12), no Marco Zero, com uma grande celebração que marcou mais uma tradicional Quinta-feira de Carnaval. A abertura reuniu milhares de foliões e deu início à maior festa popular da cidade com shows de Lenine, João Gomes, Jota Pê, Mestrinho e Priscila Senna, reafirmando o protagonismo da cultura pernambucana e da música brasileira.
Presente na abertura oficial, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a força cultural do Carnaval da cidade, o impacto positivo para a economia e o caráter democrático da festa. “São mais de 3 mil apresentações, com cerca de 98% da programação formada por artistas da nossa terra, representando dezenas de linguagens culturais, do maracatu ao frevo, da ciranda às agremiações de samba. É um carnaval de rua, gratuito, democrático e inclusivo”, afirmou.
Ao som dos tradicionais clarins de Momo, o Palco do Marco Zero deu início oficial à folia com o Tumaraca, abrindo caminho para uma noite marcada por emoção, tecnologia e celebração da cultura popular. Com o tema “Carnaval do Futuro”, a edição de 2026 homenageia grandes nomes da cultura brasileira.
Após o toque dos clarins, o palco recebeu o show de Lenine, um dos homenageados deste ano, que contou com participações especiais de Ana Vitória, Os Garotin, Bongar, Maestro Spok e Lula Queiroga. Na sequência, João Gomes, Jota Pê e Mestrinho apresentaram o espetáculo Dominguinho, vencedor do Grammy Latino 2025 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa”, emocionando o público no coração do Carnaval recifense.
Fechando a primeira noite do Palco do Marco Zero, os foliões apaixonados cantaram junto com o brega de Priscila Senna.
Além do Marco Zero, a programação do Carnaval 2026 teve início nos polos centralizados, com destaque para o Pátio de Santa Cruz, Praça da Independência, Polo do Samba e Polo do Arsenal, cujas agendas começam em dias distintos ao longo da semana.
Polos Centralizados e Descentralizados
Já os polos descentralizados reforçam o caráter democrático do Carnaval do Recife. Ao todo, são 13 polos espalhados pela cidade, incluindo o Polo Mercado da Boa Vista, a Terça Negra Especial de Carnaval, no Pátio do Terço, e o Polo Pátio de Santa Cruz. Com 98% da programação formada por artistas locais, os polos reúnem shows, cortejos e encontros culturais, fortalecendo o Carnaval de Rua. A programação nesses espaços tem início no domingo (15).
A programação completa do Carnaval do Recife 2026 está disponível no site carnaval.recife.pe.gov.br e no aplicativo Conecta Recife.
Comentários