Avançam obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão
Prefeitura do Recife iniciou a implantação das calçadas, ciclovia e guarda-corpo
Escute essa reportagem

As obras da ponte Engenheiro Jaime Gusmão, que cruza o Rio Capibaribe interligando os bairros da Iputinga e Monteiro seguem avançadas. Nesta segunda-feira, o prefeito do Recife, João Campos, vistoriou os serviços de construção. A nova ponte beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas.
A etapa dos trabalhos está com 90% de conclusão e, nos próximos meses, contará com o asfaltamento e a implantação das calçadas, guarda-corpos e ciclovia, devendo ser entregue até o final deste ano.
Com a conclusão da segunda fase, a ponte será entregue no primeiro semestre de 2024, sendo liberada para uso pela população.
Segundo o prefeito, a capital tem 27 pontes, sem contar os pavilhões, mas há quase 15 anos não é inaugurada uma nova ponte. Junto a essa obra, será construído um sistema viário com 20 novas ruas, incluindo requalificações e implantações, assim como uma área urbanizada na margem do rio, que faz parte do Parque Capibaribe.
A ponte mede 170 metros de extensão, 20m de largura e 12m de altura, com calçadas e ciclofaixa. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido.
A Ponte Engenheiro Jaime Gusmão é um importante investimento para a mobilidade da área e suprirá uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio.
A ponte reduzirá a distância entre o Parque de Exposições do Cordeiro e a Praça de Casa Forte dos atuais 6,7 km (Torre-Parnamirim) e 8 km (via BR-101) para apenas 4,39 km.
Motoristas indo do Parque do Caiara para o Parque Santana hoje precisam percorrer 5,1 km (via Torre-Parnamirim) ou 7,7 km (pela BR-101), distância que cairá para 3,82 km com a nova ponte.
Comentários