X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Paralimpíadas

Petrucio é bicampeão dos 100 m nas Paralimpíadas


Imagem ilustrativa da imagem Petrucio é bicampeão dos 100 m nas Paralimpíadas
O velocista Petrúcio Ferreira batendo o recorde da Paralimpíada |  Foto: Reprodução/Comitê Paralímpico Brasileiro

Petrúcio Fereira viveu um turbilhão de emoções antes da final dos 100 m classe T47 (atletas amputados) das Paralimpíadas de Tóquio-2020. Favorito ao ouro da prova, o brasileiro tinha feito apenas o terceiro tempo nas eliminatórias, atrás de outro brasileiro, Washington Júnior, e do polonês Michal Derus.

Por conta disso, houve uma discussão com o treinador Pedro de Almeida Pereira, que o acompanha desde 2014. Na final, porém, o brasileiro fez o que se esperava dele: venceu em 10s53, novo recorde dos Jogos Paralímpicos. A prata ficou com Derus (10s61) e o bronze foi para Washington (10s68).

Lucas de Sousa Lima, o outro brasileiro na prova, ficou em sexto lugar, com o tempo de 11s14. "Foi um momento difícil [depois das eliminatórias]. Acabei tendo uma pequena DR com o meu treinador e peço muita desculpa a ele. É um cara fenomenal para mim, um pai", contou Petrúcio, em entrevista ao SporTV.

"Nesse momento, olhei para ele e perguntei: 'Você confia em mim da forma que eu confio em você?' Ele falou: 'Confio, Petrúcio. Não confio 100%. Confio 200% no que você vai fazer aqui'. Usei a cabeça, professor. Obrigado, Brasil", acrescentou, emocionado.

Após a vitória, os brasileiros comemoraram a conquista das medalhas com uma dancinha. Petrúcio nasceu em São José do Brejo do Cruz (PB), cidade com menos de 2.000 habitantes, segundo estimativa do IBGE (2019) e 400 km distante de João Pessoa, a capital do estado.

Filho mais velho do casal Rita e Paulo, ele morou em um sítio durante a infância. O garoto não largava do pé do pai, que às vezes o levava ao estábulo, onde moía capim para o gado. Certa vez, o menino, ainda com um ano e 11 meses, quis imitar o pai e colocou o braço na moedora. Paulo só percebeu o acidente quando o filho já tinha perdido a mão esquerda.

Na adolescência, Petrúcio começou a jogar futebol. Experimentou atletismo ao competir um campeonato escolar. Foi quando foi descoberto por Pedro Pereira, seu treinador até hoje. O garoto se mudou, então, para João Pessoa para treinar. Não demorou a representar o Brasil e despontar internacionalmente.

Aos 18 anos, ganhou ouro nos 100 m e 200 m classe T47 no Parapan-Americano de Toronto-2015. No ano seguinte, tornou-se o homem mais rápido do mundo em sua categoria nas Paralimpíadas do Rio. Também subiu ao pódio para receber a prata nos 400 m e no revezamento 4 x 100 m.

Foi no Rio de Janeiro que Petrúcio bateu os recordes mundial e olímpico da prova mais nobre do atletismo, ao percorrer os 100 m em 10s57. No Mundial de Londres-2017, venceu os 100 m, com novo recorde (10s53), e os 200 m. No ano seguinte, novamente melhorou sua marca:10s50.

Seu objetivo passou a ser superar o recorde de Jason Smyth, que compete na classe T13 (para deficientes visuais) e se tornar o paratleta mais rápido do mundo. O recorde do irlandês, obtido em 2012, era de 10s46.

A meta foi alcançada na bateria semifinal do Mundial de Dubai, em 2019, quando o Bolt Brasileiro cravou 10s42, atual recorde mundial da prova. Na final, venceu em 10s44. Além dos 100 m, saiu dos Emirados Árabes com o ouro também nos 400 m.

A comparação com o velocista jamaicano, dono de oito ouros olímpicos, é pertinente. Além de ser o atleta paralímpico mais veloz do mundo, Petrúcio costuma comemorar suas vitórias imitando o gesto do raio de Usain Bolt.

A pandemia atrapalhou os treinamentos do brasileiro. Ele deixou o apartamento em João Pessoa e retornou às origens: isolou-se no sítio dos pais, em São José do Brejo do Cruz. Lá, sem estrutura de pista com piso emborrachado, manteve a preparação em um campinho de futebol abandonado, tomando cuidado para não se machucar com buracos e pedras.

Apesar das dificuldades, ele se manteve em alto nível. Há dois meses, na seletiva para as Paralimpíadas, correu os 100 m T47 em 10s45, ficando só a três centésimos acima do seu próprio recorde mundial.

Aos 24 anos, mostrou porque é a grande estrela do atletismo paralímpico em Tóquio. O "raio paraibano" brilhou novamente. Agora no Japão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: