X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Para verificar imunidade ao novo coronavírus, Estado vai testar anticorpos da população


Imagem ilustrativa da imagem Para verificar imunidade ao novo coronavírus, Estado vai testar anticorpos da população
O plasma é transferido para o corpo de pacientes que estão infectados com covid-19 |  Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde se prepara para, ainda em abril, passar a fazer o chamado "inquérito sorológico". Isto é, por meio de coleta de sangue, medir os anticorpos de parte da população e verificar as pessoas que já estão imunes ao novo coronavírus.

Essa testagem será feita por amostragem, com parte da população de determinada região do Estado que ainda não foi definida. Haverá a coleta de sangue e o material vai para laboratório, onde será detectado o nível de anticorpos para Covid-19.

"Vai dar para saber se a pessoa já passou pela doença e se tem imunidade. Essa imunidade tem um tempo de duração, mas ainda não sabemos qual. E também saberemos quem ainda não tem imunidade. Daí, conseguiremos mapear o percentual de população que já está imunizada", explica Luiz Carlos Reblin, subsecretário de Vigilância em Saúde.

Essa estratégia vai mostrar para o governo qual região tem mais pessoas imunes e possibilitar, de repente, um afrouxamento na necessidade de isolamento social. O oposto pode acontecer em regiões mais vulneráveis, com menos imunes para Covid-19.

Reblin não cravou quantas pessoas serão testadas, nem em quais regiões. É preciso ainda avaliar o período que esse acompanhamento será feito, de modo que seja analisada a imunidade. A quantidade de testados, segundo ele, ainda será definida para conferir validade ao procedimento.
"Mas as modelagens já estão praticamente prontas", garante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: