Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Painel

Painel

Colunista

Folha de São Paulo

Ouvidoria

| 29/07/2020, 08:35 h | Atualizado em 29/07/2020, 08:37

O ministro André Mendonça (Justiça) recebeu reclamações de ministros de cortes superiores sobre a atuação da Polícia Federal nas operações nos últimos dias. Foram duas queixas: 1) as ações estariam sendo muito midiáticas e 2) as investigações seriam oportunistas, na onda da polarização política.

Recentemente, a PF fez medidas contra governadores de oposição e políticos do PSDB. Os magistrados sugeriram um código de conduta sobre horário, trajes e carros utilizados nas operações.

Conversa
Segundo relatos, Mendonça não demonstrou concordar com as críticas, mas deve abordar o assunto com o diretor-geral da PF. As operações envolvendo governadores foram autorizadas por ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça). No caso do PSDB, as decisões saíram da primeira instância.

Essa não
As ações contra bolsonaristas, deferidas por Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), não entraram na lista de reclamações. Isso porque elas têm apoio de magistrados das duas cortes, pelo espírito de corpo –alguns deles são alvo dos ataques nas redes.

União
As queixas ocorrem no mesmo momento em que Senado e Câmara também decidiram reagir às investigações, tentando impedir medidas de busca dentro do Congresso.

Barreira
Apesar da instrução normativa do Ministério da Economia para agilizar a liberação de equipamentos de proteção individual (EPIs) durante a pandemia do novo coronavírus, uma carga com três milhões de máscaras está retida há 20 dias pela Receita Federal para procedimento especial de fiscalização no Aeroporto de Guarulhos.

Sinal vermelho
O órgão já havia barrado a entrada de 2 milhões de máscaras no início do mês, retidas no canal amarelo, no qual há revisão de documentos da importação. Embora confirme a ocorrência de erros causados por “vários intervenientes da cadeia logística”, a Receita alega que “a grande maioria dos despachos tem ocorrido de forma muito rápida, sendo que mais de 96% em canal verde.”

“Green new deal”
O deputado Alessandro Molon (PSB-RJ) apresentou projeto de lei para declarar estado de emergência climática no Brasil, seguindo o exemplo de países como Espanha e Canadá. O texto define como meta neutralizar as emissões de gases de efeito estufa no Brasil até 2050.

Pimenta
Líderes de partidos de oposição na Câmara dizem ter recebido com animação o rompimento de MDB, DEM e possivelmente outras siglas com o centrão. Eles afirmam que foi a formalização de algo que já vinha se desenhando, mas que trouxe surpresas e aponta novos cenários mais favoráveis.

Fragmentado
Um deles diz que a vitória maior de Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o desembarque de PTB e Pros que se desenha, legendas que pendiam entre o centrão e ele. Enio Verri (PT) diz que a configuração ficou interessante para a oposição porque nenhum grupo tem maioria absoluta.

Rebate
Em resposta às críticas feitas à reforma do vale do Anhangabaú nas redes sociais, o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) defende o projeto. “Com boa gestão, ali vai se transformar em uma nova Avenida Paulista”, diz.

Marrom
Sobre os ataques, afirma que as fotos que circulam mostram um plano que não está pronto e que esse é o motivo para ainda não haver árvores. Diz também que reclamam da retirada de algo que “não era verde”. “Era uma lâmina de terra mínima, nem drenava (a chuva)”.

Boom
Depois de o prefeito Vavá Cordeiro (PSB) flexibilizar a quarentena em Cajati, no Vale do Ribeira (SP), e defender uso de cloroquina, o município registrou, em uma semana, aumento de 144% nos casos de Covid-19 – saltou de 234 para 571. Cajati já teve 894 casos confirmados e 15 óbitos. A cidade passou a distribuir kits com o medicamento.

Insistência
Cordeiro diz que o aumento se deu porque começaram a testar as pessoas. Ele segue defendendo o remédio sem eficácia comprovada. “Temos uma equipe que acredita bastante na hidroxicloroquina e, com o pedido que fizemos para o Bolsonaro, que enviou 1.500 comprimidos, a gente já faz a testagem e entrega o kit com o remédio”, disse.

Tiroteio

“Passar um batom na CPMF não vai transformá-la em tributo novo nem melhor. Continuará CPMF, só que em versão 2.0”
Da senadora Simone Tebet (MDB-MS) sobre a proposta de reforma tributária enviada pelo governo

SUGERIMOS PARA VOCÊ: