E o ano começa com o Fluminense de novo no centro das atenções do mercado promissor. O atacante Kayky, de 17 anos, artilheiro do último Brasileiro da categoria vencido pelos tricolores em dezembro, foi eleito o melhor jogador sub-17 do mundo pelos votantes da pesquisa feita no perfil “Football Talent Scout”, especializado no mapeamento dos mais promissores talentos do futebol mundial.
O jovem tricolor venceu a eleição realizada na conta do “Football Talent Scout” no Twitter com 39,9% dos votos, superando o meia inglês Jude Bellingham (23,6%) e o atacante alemão Youssoufa Moukoko (22.6%), ambos do Borussia Dortmund.
O primeiro, também de 17 anos, tem 20 jogos na Bundesliga pelo time principal. O outro, de 16, é o mais jovem a ter jogado pelos profissionais, tanto na Bundesliga como na Liga dos Campeões.
Lembro que, não faz muito tempo, o meia Arthur, companheiro de Kayky no time tricolor, foi apontando pelos espanhóis do Diário AS como uma das maiores joias da categoria.
E neste final semana o atacante John Kennedy, do sub-20, foi dito na mira do Benfica pelo jornal “A Bola”, de Portugal. Enfim, são tantos que já perdi as contas de quantas são as joias produzidas pelo Fluminense nos últimos anos - quase todas de grande valor.
Fruto, por certo, da política de investimento na estrutura de base, prática que deveria ser mais rígida nos clubes das Séries A e B. Inclusive, com obrigatoriedades orçamentárias estipuladas pela CBF.
Não há outra forma de um clube recuperar o poder de investimento e a capacidade competitiva. É fórmula simples, seguida até por grandes clubes de países emergentes da Europa.
O Fluminense está no caminho certo. E o Flamengo, que nos últimos anos negociou Vinícius Jr, Lucas Paquetá, Jorge, Leo Duarte e Renier, sabe direitinho as regras deste novo normal...
A temporada de 2020 ainda não terminou para Grêmio e Palmeiras que ontem fizeram a primeira das duas partidas que apontarão o campeão da Copa do Brasil. Mas a temporada 2021 já começou em vários …
Rogério Ceni ficará no Flamengo para mais uma temporada de vitórias. E não sei porque ainda levantam suspeitas sobre seu futuro no clube. Afinal, antes mesmo da conquista do bicampeonato …
A conquista do oitavo título Brasileiro do Flamengo não deve ser analisada de forma isolada, com base no desempenho do time na derrota de 2 a 1 para o São Paulo, no Morumbi. Tampouco com o rali …
Levou pouco mais de 20 anos para a CBF, criada em 1980, assumir, em definitivo, que o futebol brasileiro devesse ter um campeonato nacional por pontos corridos, reunindo apenas 20 clubes e procurando …
É plenamente compreensível a euforia dos torcedores do Flamengo com a vitória que coloca o time na liderança da Série A do Brasileiro a uma rodada do término. O oitavo título depende de uma …
O saldo do Flamengo é dos mais positivos – à altura do elenco montado com o investimento inicial superior a R$ 200 milhões. E essa balança favorável entre expectativa e realidade é o que faz do time …
Dissidências políticas, conluios para o esvaziamento da diretoria administrativa, discussão sobre o processo eleitoral, torcedores se enfrentando nas redes sociais na defesa dos cartolas de estimação…
A campanha do Fluminense no Brasileirão, disputando com São Paulo e Atlético/MG uma vaga no G-4, consolida a filosofia do seu departamento de futebol, que sofreu com os impactos financeiros trazidos …
Faz tempo que alerto aqui para a necessidade de a CBF “ajustar” os parâmetros no relacionamento entre árbitros e clubes para, no mínimo, mitigar os possíveis problemas (perfeitamente compreensíveis) …
O Flamengo foi o único dos 20 clubes da Série A que somou dez pontos nas últimas quatro rodadas do Brasileiro. E essa arrancada iniciada com a maratona de jogos fora do Rio de Janeiro indica que …