Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Papo de Família

Papo de Família

Colunista

Cláudio Miranda

O hábito de estudo do seu filho

| 10/04/2021, 07:47 07:47 h | Atualizado em 10/04/2021, 14:55

Imagem ilustrativa da imagem O hábito de estudo do seu filho
Cláudio Miranda |  Foto: A Tribuna

Poucas pessoas consideram que o baixo rendimento acadêmico e o insucesso escolar possam estar vinculados, também, a um problema de baixa autoestima e autoimagem negativa da criança ou adolescente.
Nesses casos, o aluno não acredita na sua capacidade de produção e no seu potencial de aprendizagem.

Um mal resultado nem sempre passa por questões de ordem cognitiva ou atencional. Ele pode estar ligado a aspectos emocionais que irão impactar na capacidade de produção desse aluno.
Fazer com que o filho estude regularmente é o desafio de muitos pais porque no hábito de estudar deposita-se a esperança de um futuro melhor.

O sucesso escolar é muito valorizado na maioria das famílias e na nossa sociedade. Quando o aluno fica abaixo da média padrão surge um constrangimento muito grande para os pais e para esse filho, podendo aparecer conflitos que desencadearão em outros problemas no âmbito comportamental.

Na maioria das crianças e adolescentes com problemas escolares e baixo rendimento que diagnostiquei, foi detectada a baixa autoestima como um importante preditor de fracasso e esquiva acadêmica. Em muitos desses alunos em terapia foram trabalhados estratégias de empoderamento e autoconfiança para elevar a sua autoestima. Após um tempo surgia o êxito escolar.

O modelo de comunicação familiar pode amenizar ou agravar o problema do filho. Por exemplo:

1 - Se ele não apresenta bom resultado, como você reage? Apenas briga e dá broncas ou procura um suporte e uma ajuda profissional para o problema dele?

2 - Se ele consegue boas notas e tem um bom rendimento, você não fala nada e, se fala, diz que não fez mais que sua obrigação.

Aspectos que normalmente impedem o seu filho de estudar regularmente e com bom aproveitamento:

1 - Sono desregulado. Dormir pouco ou muito tarde.

2 - Preguiça e desinteresse.

3 - Falta de visão de futuro. Não ter ambição em relação à vida profissional.

4 - Uso demasiado do computador e celular.

5 - Falta de pais e mães diretivos e vigilantes.

Sobre o estudo e o futuro, deve-se passar a ideia de esforço e empenho seguido de sucesso.

No ambiente da casa precisa ter um clima favorável ao estudo, sem excesso de barulhos e falações.

Evite comparações do seu filho com pessoas da família que não foram bem-sucedidas academicamente. Isso só ira agravar a sua dificuldade

Para implementar o hábito de estudar regularmente é preciso ter um local minimamente preparado para isso com os livros e objetos necessários.

É muito importante também que os pais cobrem dos filhos essa regularidade nos estudos para que desenvolva nele a rotina de ler, fazer dever de casa e revisar conteúdos ensinados nas últimas aulas.

Concluindo, ao identificar o problema de rendimento escolar do seu filho, procure ajudá-lo conversando com ele para entender melhor suas necessidades. O suporte e compreensão dos pais são fundamentais para o seu sucesso acadêmico.

Até a próxima semana.

Cláudio Miranda é terapeuta individual e familiar, psicopedagogo clínico, pós-graduado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

SUGERIMOS PARA VOCÊ: