X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Número de mortes cai e deixa médicos otimistas


Imagem ilustrativa da imagem Número de mortes cai e deixa médicos otimistas
Enrico Stucchi, diretor técnico do Hospital Evangélico de Vila Velha, diz que cada melhora representa uma esperança |  Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já contabiliza 1.967 mortes no Estado. Apesar de tantas vidas perdidas, uma notícia traz otimismo a médicos: o número de óbitos está caindo, o que acende a possibilidade de frear o avanço da doença.

Um levantamento, divulgado na última quinta-feira (9), revela que o Espírito Santo é um dos cinco estados com tendência de queda no número de mortes. A comparação foi feita durante sete dias.

O infectologista Lauro Ferreira Pinto diz que a tendência de queda foi notada antes, há cerca de duas, três semanas, mas observou que ainda não é momento de relaxar.

Assim como outros médicos, ele destaca que o sucesso no controle da pandemia está associado à atitude de não relaxar nos cuidados, pois o vírus continua circulando.

Cirurgião geral e médico intensivista, o diretor técnico do Hospital Evangélico de Vila Velha, Enrico Stucchi, disse que cada melhora representa uma esperança.

“A gente torce para que essa doença se estabilize o mais rápido possível, que essa redução da mortalidade dos últimos dias seja um sinal de estabilização, mas ainda é muito precoce poder afirmar isso”.

Ele acredita que o Estado está no platô (estabilização da doença). “Esse platô vai começar a descer, mas ainda não consigo dizer quando, porque é muito imprevisível”.

Já o infectologista Tálib Moysés Moussallem defende a abertura do comércio por completo e que as escolas voltem a funcionar com os devidos cuidados.

“De acordo com próprio site do governo do Estado e como o esperado em outras partes do mundo, segundo histórico de epidemias virais que têm duração geralmente de 16 semanas, e a própria observação desta pandemia por onde passou – Ásia e Europa –, o pico no Espírito Santo já passou”, analisa.

“Ocorre que, diante de inquéritos sorológicos, tem se detectado mais casos passados que falseiam o momento atual. O número de óbitos pode refletir tanto na redução da incidência, como uma melhor abordagem dos pacientes com tratamento precoce e de complicações com a experiência que se adquire”, opina.


Saiba mais


Queda

  • O Espírito Santo está entre os cinco estados que apresentaram tendência de queda de mortes pela Covid-19. No Estado, a queda foi de 16% no número de novas mortes.

Outros estados

  • Além do Espírito Santo, apresentaram queda os estados do Rio de Janeiro (-21%), Acre (-35%), Amapá (-25%) e Pará (-45%).

Levantamento

  • O levantamento, feito por um consórcio de veículos de imprensa, foi divulgado na última quinta-feira.
  • Essa comparação levou em consideração a média de mortes nos últimos sete dias até a publicação do balanço em relação à média registrada há 15 dias.
  • De acordo com o consórcio, os números mostram que a progressão das mortes no Brasil atingiu um platô, ou seja, uma estabilidade, com uma variação de 3% na média de novas mortes nos últimos sete dias (até quinta-feira).

Mortes no Estado

  • Até o momento, o painel do governo do Estado registra 1.967 mortes pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 38. De quarta para quinta, 17.

Fonte: Pesquisa AT e Painel Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: