Novo SUV da Volkswagen estreia no Brasil até junho
A Volkswagen revelou mais imagens e novos detalhes do Nivus, crossover com perfil cupê que chega ao País até junho deste ano mesmo com a pandemia do coronavírus. Ainda sem preços definidos, o modelo ficará posicionado entre o Polo e o T-Cross, mas apostará em tecnologias de segmentos superiores.
Para que isso se torne possível, uma limitação precisou ser feita: todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. Ele rende até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque e virá sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas.
No visual, o modelo terá aparência mais arredondada em relação aos demais SUVs da marca.
Por causa das linhas, o Nivus será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do irmão) e 1,49 m de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos será de 2,57 m, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB.
O destaque fica para o porta-malas de 415 litros — maior do que os 373 do T-Cross, os 300 do Polo e os 393 do novo Chevrolet Tracker.
A Volks ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas sairão de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampa e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades.
Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar conforme os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.
O Nivus também será o responsável por inaugurar um inédito sistema de entretenimento da marca, batizado de VW Play, com streaming e outros serviços ainda não revelados.
Modelo será comercializado em países europeus
Com produção em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus — SUV cupê baseado no Polo — será o primeiro modelo totalmente desenvolvido na América do Sul que também será produzido e comercializado na Europa.
O mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo, ainda no primeiro semestre deste ano.
A partir do segundo semestre, será a vez dos demais países sul-americanos. De acordo com a marca, a pandemia do coronavírus não deverá afetar os planos.
Preços
Com relação aos preços, a expectativa é de que o Nivus fique posicionado numa faixa entre o Polo e o T-Cross. Considerando isso, a novidade deve partir de R$ 82 mil e alcançar os R$ 110 mil no pacote Highline.
Gol, Tarok e Tarek são adiados
Com fábricas paradas no Brasil e no mundo, vendas em baixa e gastos altos, a Volkswagen decidiu adiar os investimentos que faria no Brasil.
Como resultado disso, projetos aguardados como o sucessor do Gol, a picape intermediária Tarok e o SUV médio projeto Tarek devem ter seus lançamentos adiados por aqui.
Em entrevista ao Automotive Business, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen, afirmou que os planos para a fábrica de Taubaté (SP), onde será produzido o sucessor do Gol, foram congelados devido ao atual momento econômico.
Investimentos em outras plantas da marca também tiveram de ser interrompidos.
A Volkswagen tem ainda em sua fila de modelos a serem lançados a picape Tarok e o SUV médio fruto do projeto Tarek.
A picape será feita no Brasil, na mesma fábrica que hoje produz Fox, T-Cross e Audi A3 sedã, enquanto o SUV tomará o lugar da SpaceFox na planta da Argentina.
Ambos demandam investimentos grandes na linha de produção para serem feitos e devem ter seus lançamentos adiados por conta do congelamento desses valores.
Pablo Di Si afirmou que “em quatro meses vamos gastar o equivalente a um plano de investimento de três ou quatro anos”, referindo-se à manutenção das fábricas e salários.