Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Sobre Rodas

Sobre Rodas

Colunista

Márcia Branki

Novo SUV da Volkswagen estreia no Brasil até junho

| 23/04/2020, 16:18 h | Atualizado em 23/04/2020, 16:55

Imagem ilustrativa da imagem Novo SUV da Volkswagen estreia no Brasil até junho
O Nivus, que será produzido em São Bernardo do Campo (SP), foi inteiramente projetado no Brasil e será produto global |  Foto: Assessoria / Volkswagen

A Volkswagen revelou mais imagens e novos detalhes do Nivus, crossover com perfil cupê que chega ao País até junho deste ano mesmo com a pandemia do coronavírus. Ainda sem preços definidos, o modelo ficará posicionado entre o Polo e o T-Cross, mas apostará em tecnologias de segmentos superiores.

Para que isso se torne possível, uma limitação precisou ser feita: todas as configurações serão equipadas exclusivamente com motor 1.0 turbo. Ele rende até 128 cavalos de potência e 20,4 kgfm de torque e virá sempre acoplado a um câmbio automático de seis marchas.

No visual, o modelo terá aparência mais arredondada em relação aos demais SUVs da marca.

Por causa das linhas, o Nivus será maior e mais baixo do que o T-Cross. Serão 4,27 metros de comprimento (contra 4,20 m do irmão) e 1,49 m de altura (contra 1,57 m). A distância entre-eixos será de 2,57 m, a mesma do Polo. Todos compartilham a plataforma modular MQB.

O destaque fica para o porta-malas de 415 litros — maior do que os 373 do T-Cross, os 300 do Polo e os 393 do novo Chevrolet Tracker.

A Volks ainda não detalhou as versões do Nivus, mas garantiu que todas sairão de fábrica com controle de estabilidade, bloqueio eletrônico de diferencial, assistente de partida em rampa e sistema XDS+, que auxilia na trajetória de curvas em altas velocidades.

Outros itens tecnológicos estarão disponíveis, porém, estes deverão variar conforme os níveis de acabamento. Entre eles estão faróis e lanternas de LEDs, piloto automático adaptativo, frenagem de emergência, frenagem automática pós-colisão e alerta de distância do veículo à frente.

O Nivus também será o responsável por inaugurar um inédito sistema de entretenimento da marca, batizado de VW Play, com streaming e outros serviços ainda não revelados.

Modelo será comercializado em países europeus

Com produção em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus — SUV cupê baseado no Polo — será o primeiro modelo totalmente desenvolvido na América do Sul que também será produzido e comercializado na Europa.

O mercado brasileiro será o primeiro a receber o modelo, ainda no primeiro semestre deste ano.
A partir do segundo semestre, será a vez dos demais países sul-americanos. De acordo com a marca, a pandemia do coronavírus não deverá afetar os planos.

Preços

Com relação aos preços, a expectativa é de que o Nivus fique posicionado numa faixa entre o Polo e o T-Cross. Considerando isso, a novidade deve partir de R$ 82 mil e alcançar os R$ 110 mil no pacote Highline.


Imagem ilustrativa da imagem Novo SUV da Volkswagen estreia no Brasil até junho
O SUV médio fruto do projeto Tarek será fabricado na planta da Argentina |  Foto: Assessoria / Volkswagen

Gol, Tarok e Tarek são adiados

Com fábricas paradas no Brasil e no mundo, vendas em baixa e gastos altos, a Volkswagen decidiu adiar os investimentos que faria no Brasil.

Como resultado disso, projetos aguardados como o sucessor do Gol, a picape intermediária Tarok e o SUV médio projeto Tarek devem ter seus lançamentos adiados por aqui.

Em entrevista ao Automotive Business, Pablo Di Si, presidente da Volkswagen, afirmou que os planos para a fábrica de Taubaté (SP), onde será produzido o sucessor do Gol, foram congelados devido ao atual momento econômico.

Investimentos em outras plantas da marca também tiveram de ser interrompidos.

Imagem ilustrativa da imagem Novo SUV da Volkswagen estreia no Brasil até junho
Os planos para a fábrica de Taubaté (SP), onde será produzido o sucessor do Gol, foram congelados devido ao atual momento |  Foto: Assessoria Volkswagen

A Volkswagen tem ainda em sua fila de modelos a serem lançados a picape Tarok e o SUV médio fruto do projeto Tarek.

A picape será feita no Brasil, na mesma fábrica que hoje produz Fox, T-Cross e Audi A3 sedã, enquanto o SUV tomará o lugar da SpaceFox na planta da Argentina.

Ambos demandam investimentos grandes na linha de produção para serem feitos e devem ter seus lançamentos adiados por conta do congelamento desses valores.

Pablo Di Si afirmou que “em quatro meses vamos gastar o equivalente a um plano de investimento de três ou quatro anos”, referindo-se à manutenção das fábricas e salários.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: