Nova imagem mostra campo magnético de buraco negro 3 milhões de vezes maior que a Terra
Escute essa reportagem
Uma nova imagem possibilitou que pesquisadores pudessem estudar pela primeira vez o campo magnético de um buraco negro gigante localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), na constelação de Virgem, a 55 milhões de anos-luz da Terra.
A imagem foi divulgada pela Evente Horizon Telescope (HET), uma colaboração de cerca de 300 cientistas. O buraco negro é três milhões de vezes maior que o planeta Terra e tem uma massa de 6,5 bilhões de vezes a do Sol.

"O que vemos é uma evidência crucial para entender como os campos magnéticos se comportam em torno dos buracos negros", disse em comunicado Monika Moscibrodzka, coordenadora da HET.
A imagem mostra o vórtice de ondas de luz geradas pelo campo magnético ao redor do buraco. A foto revela uma parte significativa em torno do buraco negro está polarizada devido à atração do campo magnético.
Isso significa que uma luz, que normalmente viajaria em todas as direções, repentinamente se ordena e vai em apenas um sentido devido a uma força externa. Ou seja, a força da gravidade do buraco faz com que seu campo magnético se curve as ondas de luz se polarizem, oscilando em uma mesma direção ordenada.
Comentários