X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Notas do Síndico

Assembleia condominial. Quais os limites?


Imagem ilustrativa da imagem Assembleia condominial. Quais os limites?

É na assembleia de condomínio que acontecem os debates que trazem grandes impactos no cotidiano da coletividade. Tamanha a importância da assembleia, que o Código Civil estabelece a necessidade de convocação de todos os condôminos para reunião, prevê os critérios de classificação - ordinária ou extraordinária - e o quórum para instalação e deliberação, a depender dos assuntos colocados em pauta.

Na condição de órgão deliberativo, as decisões das assembleias se aplicam a todos os condôminos, inclusive àqueles de posicionamento contrário e aos ausentes, e por essa característica não é raro que muitos pensem que as decisões tomadas nessa ocasião são soberanas, por ser a manifestação da vontade da maioria.

Ocorre que não é bem assim. A assembleia condominial encontra limites: em um âmbito restrito, a convenção condominial e regimento interno, e em amplo aspecto, a legislação.

Apesar de parecer óbvio que os assuntos que serão debatidos em assembleia devem ser condizentes com as normas que regem o condomínio e a lei, não é sempre que isso acontece. Já houve casos em que foram aprovadas medidas abusivas em desfavor de um condômino, ferindo normas elementares de direitos individuais civis e até fundamentais.

Observa-se que para situações de deliberações ilegais, o legislador previu a possibilidade da decisão tomada não produzir quaisquer efeitos. Neste caso, cabe ao prejudicado apresentar o fato ao poder judiciário, através da ação judicial competente.

A relevância da previsão legal é que a soberania das decisões da assembleia é relativizada quando vão de encontro com a convenção - em um olhar micro - e com os princípios jurídicos - em um olhar macro - porque poderão ser invalidadas e o autoritarismo extirpado.

A título de exemplificação já chegaram aos tribunais brasileiros situações em que a assembleia condominial aprovou a suspensão de fornecimento de água aos condôminos inadimplentes.

O julgamento foi no sentido de que a deliberação viola o princípio da dignidade da pessoa humana, e além disso, o Código Civil prevê que as sanções ao condômino inadimplente devem se ater ao caráter, exclusivamente, econômico, o que significa que penalidades diversas são medidas arbitrárias, caracterizadoras de abuso de direito.

Uma coisa é certa, o condômino já não admite que seus direitos sejam desrespeitados. Em casos como o mencionado, o condomínio foi condenado a indenizar o condômino inadimplente por danos morais.

É obrigação do síndico estar atento ao que será deliberado pela assembleia. O condomínio só tem a ganhar quando a postura de seu representante prevê o problema e se antecipa a evitá-lo. Em caso de dúvidas quanto a legalidade do que será colocado em votação, não é vergonha procurar um advogado competente para buscar informações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: