Tutti Buona Gente
Bruno Faustino escreve para a coluna Negócio Rural todos os sábados, em A Tribuna
Escute essa reportagem
Italiano, caro leitor, não é o forte deste mero escritor. Mas preciso dizer algumas palavrinhas para ambientar nosso bate-papo de hoje. “Se c'è una cosa che gli italiani sanno fare, è una bella festa”.
Se você não entendeu, vou traduzir: se tem algo que os italianos sabem fazer é uma boa festa. E sabem mesmo!
Junte música, vinho e comidas típicas. Acrescente os amigos e familiares e... pronto! Está aí a receita de sucesso da Serenata Italiana, festejo que dá início à tradicional Festa da Polenta, em Venda Nova do Imigrante.
Lá se vão 21 anos desde a primeira serenata. Acontece assim: “seresteiros” partem de quatro pontos diferentes da cidade (Lavrinhas, Bananeiras, Providência e Tapera) e se encontram no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o Polentão.
Enquanto cantam, os participantes degustam polenta, queijo e linguiças preparadas na chapa dos “polenta móveis” - espécies de fogões a lenha sobre rodas.
Ah! Cada um leva o que vai consumir (bebida e comida) e compartilha com os amigos.
Quem não gostaria de participar de uma festa desta? Eu é que não fico de fora. Aliás, vou contar aqui a minha experiência.
Tenho algumas características italianas herdadas da minha avó paterna, dona Maria da Penha. São elas: mexer as mãos enquanto falo e falar alto. Mas a minha participação na festa tinha que ter algo a mais... E isso eu ouvi de nada mais, nada menos que o patriarca da família Lorenção, seu Máximo. Ele me emprestou uma boina e disse: agora sim, temos um italiano!
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
E lá fomos nós cantando, comendo e degustando uma bela taça de vinho pelas ruas da Capital Nacional do Agroturismo. Posso dizer que foi uma experiência maravilhosa. Você deve estar se perguntado sobre o final da festa? Ah! o encontro no Polentão foi maravilhoso.
Teve muita música, mais comida típica, dança e muito mais. Se valeu a pena? Como valeu.
Por que você não aproveita o fim de semana para subir as Montanhas Capixabas e se divertir ao estilo dos nonos? É hoje, hein, às 19h. Afinal, Tutti Buona Gente!
Comentários