X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cooperativismo e ação social

Coluna foi publicada no sábado (22)


Imagem ilustrativa da imagem Cooperativismo e ação social
Bruno Faustino é autor da coluna Negócio Rural |  Foto: Divulgação

Estreia - um substantivo que indica ato ou efeito de estrear. Em cinema ou teatro, a primeira apresentação. Palavra que também pode ser entendida como fato ou situação que demarca o início de uma atividade ou período geralmente importante e que serve de referencial para a memória.

Então, aqui, caro leitor, podemos dizer que estou estreando como colunista em A Tribuna. Motivo de muito orgulho. E o melhor, para falar de algo que gosto muito, que é o agronegócio.

Será assim todas as semanas daqui para a frente. Você irá encontrar a coluna Negócio Rural nas páginas de AT. E, hoje, para começar a nossa conversa separei dois temas importantes: cooperativismo e ações sociais.

Mas, o que uma coisa tem a ver com outra? E o agronegócio? Onde entra? Calma, eu explico.

Há 15 anos, o cooperativismo brasileiro deu um passo importante dando voz e vez ao seu sétimo principio: o interesse pela comunidade. Começava ali o Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C — um programa que dá visibilidade às ações de impacto socioambiental executadas por cooperativas brasileiras, seguindo o lema de “fazer o bem a quem mais precisa”.

A cada edição, dezenas, centenas, milhares de pessoas participam e são beneficiadas no Espírito Santo. Ano passado, cerca de 2,5 mil pessoas participaram das atividades realizadas no bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha. Em 2024, a celebração social do cooperativismo capixaba promete ser ainda maior.

A programação ainda está sendo fechada, mas o local já foi definido: Cariacica. Cooperativas do ramo da saúde, crédito, trabalho, produção de bens e serviços, infraestrutura, transporte, consumo, “coops” mirins e agropecuárias unem forças em prol da cidadania. A coluna vai dar “spoiler” de atividades já programadas por algumas cooperativas agropecuárias.

A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Nater Coop) irá utilizar as feiras de negócios da cooperativa para oferecer ações sociais, entre elas, um cafezinho solidário, cujas doações serão revertidas para causas de bem-estar animal e para a Associação Pestalozzi.

Além disso, todas as credenciais dos eventos serão feitas de papel semente, incentivando os participantes a plantarem suas credenciais. Já os materiais de comunicação visual serão doados a uma instituição que os reutilizará na confecção de bolsas.

A Nater Coop também participa de uma intercooperação com a Coopetranserrrana em uma ação de doação de sangue.

Já a Cooperativa da Agricultura Familiar (Coopram), o Sicoob e a Cooperativa de Transportes Serra Verde (Coop-serve) irão promover uma tarde de promoção social (corte de cabelo, emissão de documentos e atividades infantis) em Paraju, Domingos Martins.

E muito mais está por vir. Muito mais. Acompanhe notícias em primeira mão sobre agronegócio, cooperativismo, turismo rural e empreendedorismo semanalmente aqui na coluna Negócio Rural. Acompanhe o programa exibido todos os domingos, às 10h30, na TV Tribuna, com reprise às segundas-feiras, às 6 horas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: