Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

“Não tem volta”, diz Neuzinha

| 21/09/2020, 08:19 08:19 h | Atualizado em 21/09/2020, 10:31

A vereadora Neuzinha de Oliveira, candidata a prefeita de Vitória pelo PSDB, peitou figurões do ninho tucano para conseguir registrar sua candidatura. Mas ela também contou com a atuação do diretório nacional e com uma ajuda inusitada: o enfraquecimento de outras candidatas tucanas no País.

O partido tinha como alvo ter, no mínimo, 10 candidatas a prefeituras de capitais. Porém, com a pressão e falta de apoio comum às candidaturas femininas, muitas foram ficando pelo caminho. A última foi a pré-candidata de Maceió, Adriana Toledo, restando apenas quatro candidatas tucanas.

Quando o imbróglio Luiz Paulo x Neuzinha chegou à cúpula nacional, a presidente do PSDB Mulher, Yeda Crusius, engrossou a voz e ficou contra a retirada de Neuzinha. “Eu sou candidata, não tem volta. Tanto a Yeda quanto o presidente Bruno Araújo já garantiram meu nome”, disse Neuzinha.

Com uma cajadada só...
A escolha da capitã da PM Estéfane Ferreira na chapa do deputado Lorenzo Pazolini (Republicanos) à Prefeitura de Vitória atende a três pontos estratégicos: alcançar o voto das mulheres, dos bairros mais populares – já que ela é da Grande São Pedro – e também abocanhar votos da Corporação que seriam destinados ao candidato Capitão Assumção.

Rifado no partido
A ida do DEM para a chapa do Republicanos em Vitória custou a presidência do Republicanos de Marataízes para Rafael Brumana. Teve intervenção no partido do município que estava alinhado com o candidato Toninho Bittencourt (Podemos), mas que agora vai caminhar e apoiar a candidata Norma Ayub (DEM). Rafael criticou a interferência.

Intimado
O coronel Nylton Rodrigues, candidato a prefeito de Vitória pelo Novo, foi intimado a prestar depoimento no Quartel da PM na próxima quinta-feira como investigado.

Segundo ele, foi aberto um inquérito policial militar após ele criticar o governo do Estado e o governador sobre o gerenciamento da crise de Covid-19, num vídeo. Nylton disse que teve acesso à portaria 364/2020 que confirma o motivo. “Não cometi crime”, diz Nylton.

A família vota em quem?

Imagem ilustrativa da imagem “Não tem volta”, diz Neuzinha
|  Foto: André Félix/AT

O vereador Celso Andreon (PSD) oficializou sua candidatura a prefeito de Cariacica. Dias depois, seu irmão Saulo Andreon (PSB) também se lançou candidato a prefeito do mesmo município. Resta saber, agora, por quem a família dos dois irmãos irá optar. Vai ter racha no lar?

Candidaturas femininas fora do ninho?
Em uma carta aberta, a militante Lohaine Barbosa, do PSB Mulher, criticou o que chama de “silenciamento e negligência” da ala feminina do partido em defender as candidaturas de mulheres a prefeituras do Estado. Segundo ela, as candidaturas de Aracruz e de São Mateus foram rifadas. Na carta, ela também anuncia sua saída do PSB Mulher. A vice-governadora Jaqueline Moraes esteve no último sábado em Linhares para uma reunião com pré-candidatas.

Vice vai romper?
Em Domingos Martins, o PSDB do vice-prefeito Romeu Stein, lançou o vereador Eduardo José Ramos para disputar a prefeitura do município.

União nas montanhas
Em Santa Teresa, Patriota, PSL e PSDB vão caminhar juntos.

Sem violência nas escolas
A Câmara de Vitória aprovou projeto, do vereador Roberto Martins, que inclui práticas restaurativas, como honestidade, respeito e não violência na rede de ensino municipal.

União no Sul
O PT lançou em Cachoeiro a ex-secretária de Cultura e professora Joana D’arck à prefeitura. Seu vice será o capitão da PM Capitão Sousa (Rede). O PCdoB também está na chapa.

Foi para quem?
“Tem gente que está montando chapa e não pode mostrar a história de vida do vice”. De Sérgio Vidigal.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: