Mudança do time na pauta
O governador Renato Casagrande deve iniciar essa semana formatando algumas mudanças em seu secretariado. Na última sexta-feira, em conversa com a coluna Plenário, Casagrande disse que deve fazer mudanças pontuais.
“Vou começar a pensar nessa semana, a partir de segunda-feira, mas serão mudanças pontuais, poucas, em uma ou duas secretarias. Vamos iniciar as conversas”, disse o governador, sem revelar em quais pastas ocorreriam as mudanças.
Questionado se seriam conversas com os partidos e se as mudanças seriam para dar mais espaço a alguma legenda, o governador negou. “Não tem conversa com partido, vamos conversar só com lideranças. Mas não está formatado ainda”.
Nos últimos meses, o governo tem articulado uma aproximação com partidos e lideranças independentes. MDB, PSDB e Republicanos são alguns que estão mais próximos.
Madureira no PSB?
O deputado Marcos Madureira (Patriota), que se desentendeu com o comando do seu partido, pode estar de malas prontas para o PSB, partido do governador. De acordo com a assessoria do deputado, as conversas estão aprofundadas e nessa semana ele deve entrar com ação na Justiça Eleitoral para mudar de abrigo partidário sem perder o mandato.
Surpresa em voto
A bancada capixaba ficou dividida na votação sobre manter ou não a prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira, mas nada chamou mais a atenção do que o voto do vice-líder do governo Bolsonaro, Evair de Melo, que votou pela manutenção da prisão do colega, seguindo indicação do seu partido (PP). Evair foi questionado sobre o voto, mas não respondeu.
Cidadania pede urgência sobre Brejetuba
O presidente estadual do Cidadania, deputado Fabrício Gandini, disse que pediu ao governador urgência na apuração do caso do vereador de Brejetuba Antônio da Saúde que teria entrado com pedido de renúncia após sofrer ameaça de morte. “Essa é uma grave tentativa de mudar o resultado das urnas, ainda mais que ele é o vereador mais votado do município nas eleições de 2020.”
“Abandonado por você...”
Pelos sinais já dados, o deputado federal Daniel Silveira caminha para ser deixado de lado pelo governo Bolsonaro, como ocorreu com Sara Winter, Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, que também atacaram as instituições e a harmonia entre os Poderes, como prova de devoção ao bolsonarismo.
Fórum evangélico repudia vídeo de deputado
O Fórum Evangelho e Justiça, formado por pastores e lideranças evangélicas de diversas denominações, repudiou, em nota, as manifestações do deputado Daniel Silveira que, num vídeo, atacou e ameaçou ministros do STF. “A tradição protestante, historicamente defensora da democracia, e o Evangelho exigem que tratemos como inaceitável qualquer apologia a regimes antidemocráticos ou ataques às instituições estabelecidas pelo Estado Democrático de Direito.”
GALERIA
Reino dividido
No meio evangélico, há divisão sobre a postura do deputado e do STF.
Barreira de proteção
A Procuradoria da Assembleia deu parecer favorável ao projeto de lei que condiciona a concessão de incentivos fiscais pelo governo do Estado às empresas que possuam mecanismos anticorrupção.
Formando discípulos
Há 10 anos como assessor parlamentar ajudando na articulação de emendas do presidente da Assembleia, Erick Musso, Wilder Barboza vai disputar vaga de deputado estadual no ano que vem. Mas ainda não decidiu por qual legenda.
Senhor das armas
“É um absurdo já ter uma, quanto mais seis armas de fogo”. De Casagrande sobre o decreto presidencial que flexibiliza a compra de armas.
Troféu transformação
Vai para Daniel Silveira que foi de tigrão a gatinho em apenas três dias.