X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Política

Ministra Damares lança Casa da Mulher em Cariacica


Imagem ilustrativa da imagem Ministra Damares lança Casa da Mulher em Cariacica
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves |  Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, lança hoje, às 13h30, no bairro Rio Branco, em Cariacica, a pedra fundamental para a construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB) no município, a primeira do Estado.

Para a construção da unidade, serão destinados R$ 823 mil. Ela terá serviço de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia da mulher, juizado especializado, Ministério Público, Defensoria Pública, serviço de promoção para autonomia econômica, brinquedoteca, alojamento de passagem e central de transportes.

 “A Casa da Mulher Brasileira não é apenas um espaço físico. É uma política pública de proteção integral da mulher. É um espaço onde a mulher vítima de violência entra e a partir da recepção é acolhida. Naquele espaço tem a delegacia, tem a Promotoria, tem a Defensoria Pública, a Vara de Violência Doméstica, tudo no mesmo espaço”, disse Damares para A Tribuna.

A ministra explicou que esse formato é porque, muitas vezes, as mulheres saem de seus bairros machucadas após sofrerem violência, vão primeiro a uma delegacia e depois a outro lugar de ônibus para dar prosseguimento ao seu atendimento. Na oportunidade, a ministra também anunciará o mesmo projeto para Vila Velha. 

“Às vezes, elas não têm nem passagem. Então a Casa da Mulher Brasileira é o único espaço onde elas chegam e têm todo atendimento da rede. Estamos levando uma primeira Casa da Mulher Brasileira para a cidade de Cariacica, mas já tem previsão de uma casa em Vila Velha, para alcançar a Grande Vitória”, disse. 

Damares afirmou que o projeto é um instrumento “poderoso, que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ampliou”. 

“Haviam cinco no Brasil e só esse ano ele dará início a 22 obras. A previsão para que a de Cariacica fique pronta é até o final de 2022.”

O  Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) explicou que a casa contará com a parceria do governo estadual, municipal e do poder Judiciário, com o intuito de oferecer atendimento integrado às vítimas de violência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: