X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Ministério da Saúde agora só quer vacina para adolescentes com comorbidades


O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, emitiu uma nova Nota Técnica restringindo a aplicação de vacinas contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente ou que estejam privados de liberdade.

Para o Ministério, os adolescentes de 12 a 17 anos, sem comorbidades, estão no último subgrupo elegível para vacinação e orientou que estados e municípios sigam estas orientações.

Na nota técnica, o Ministério da Saúde argumenta que "A maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela COVID-19 apresentam evolução benigna, apresentando-se assintomáticos ou oligossintomáticos" e que "os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos".

Outra argumentação é que apenas um imunizante está liberado para vacinação de adolescentes no país, o da Pfizer / Biontech, mas que a "a Organização Mundial de Saúde não recomenda a imunização de criança e adolescente, com ou sem comorbidades".

Secretário cobra respostas

Em seu Twitter, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, afirmou que o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) vão cobrar uma resposta mais clara do Ministério da Saúde.

Para o secretário, a nota informativa é "vaga, não é explicita: não suspende, nem contra-indica a vacinação de adolescentes" e que vai aguardar uma posição oficial da Anvisa para suspender a vacinação.

"Até nova posição da @anvisa_oficial a vacinação dos adolescentes está mantida no Espírito Santo", afirmou o secretário.

Leia Mais: Estado mantém vacinação de adolescentes contra a covid, diz secretário

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: