Menina de 14 anos segue passos do pai no MMA
Escute essa reportagem

“Filha de casca-grossa, casca-grossinha é”. Esse tem sido o lema na casa do lutador capixaba Paulo “Zé Doido” Machado, um dos principais lutadores do Estado e reconhecido em todo o País. Ele viu recentemente a filha Brenda Games, de 14 anos, fazer sua estreia no MMA com vitória.
Seguindo os passos do pai, a jovem debutou nos octógonos em dezembro do ano passado, com uma vitória por finalização contra Cecilia Pereira, também de 14 anos, atleta da academia Paraná Vale Tudo, a mesma da ex-campeã peso-palha do UFC Jéssica Bate-Estaca e das capixabas Jéssica Delbone e Karol Rosa.
O combate fez parte como luta preliminar da Arena Global MMA 9, no Rio de Janeiro. “A ideia no começo era ela começar a lutar depois dos 16 anos, mas ela pedia muito para lutar, treinava bastante, então assim que ela fez 14 anos, arranjamos a luta para ela contra uma adversária da mesma idade”, explica Zé Doido.
Natural de Cachoeiro de Itapemirim, Zé Doido, que chegou a ser jogador de futebol do time do Estrela, é um dos maiores nomes da modalidade no Estado, aos 33 anos, com um cartel de 15 vitórias e 12 derrotas em 11 anos como lutador profissional de MMA.
Porém, acostumado a encarar rivais duros em toda a sua carreira, o lutador revela que a experiência de ver a filha lutando foi muito mais difícil do que qualquer uma de suas lutas. “A gente fica ali do lado, vibra junto, mas também sofre. Sabemos do talento dela, mas é bem complicado ficar do lado de fora”.
E ela não foge do peso e expectativa de ser filha de um lutador de renome. “É uma responsabilidade grande porque meu pai é conhecido no mundo das lutas, mas podem acreditar esse é o começo da minha jornada estou com sede de vitórias e quero muito mais”, diz ela, que traça metas ambiciosas.
“Meu objetivo é conquistar o cinturão do UFC, mas até lá eu vou ficar trabalhando minhas habilidades para ser uma atleta de MMA profissional e lutar nos grandes eventos”, projeta a capixaba, que lutou na categoria de até 48 quilos.
Família de lutadores e mudança para o Rio

Uma das provas de que Brendinha está no caminho certo rumo ao sucesso nas octógonos está no fato dela e de sua família treinarem na famosa academia Team Nova União, equipe comandada pelo técnico Dedé Pederneiras e que tem como lutadores nomes como José Aldo e Renan Barão.
A oportunidade de Paulo Zé Doido treinar no meio das feras do MMA mundial veio por meio de um convite feito pelo próprio Pederneiras, para que o capixaba se mudasse para o Rio, há dois anos.
“Após minha última luta no Shooto Brasil, recebi o convite do mestre Dedé para me mudar para o Rio e treinar na Nova União. Primeiro fui sozinho e voltava para o Espírito Santo a cada 15 dias. Depois me estruturei no Rio e consegui levar toda a minha família”.
Além de Zé Doido e Brenda, também praticam artes marciais a mulher Maria Mendes e os dois filhos menores, Arthur Philip, de 8 anos, e Stephanie, 11. Enquanto os dois filhos mais novos ainda estão nas aulas de jiu-jitsu, judô e muay thai, Brendinha é a primeira a se aventurar no mundo do MMA.
“Pretendo ser melhor do que meu pai, chegando aos maiores eventos de luta do mundo. E quero ter o meu pai ali do lado do córner quando eu estiver disputando”.
Comentários