X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Mais de 200 profissionais de saúde infectados com coronavírus no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Mais de 200 profissionais de saúde infectados com coronavírus no Estado
Profissionais de saúde infectados com Covid-19 |  Foto: Arte: Tribuna Online / Foto: Freepik

Na linha de frente do tratamento e cuidados de quem está com o novo coronavírus, profissionais de saúde saem da condição de cuidadores para pacientes. Mais de 200 já foram diagnosticados com a doença no Espírito Santo.

O dado consta no painel Covid-19 alimentado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo informações atualizadas na tarde desta terça-feira (21), ao todo são 206 profissionais de saúde com coronavírus, sendo que 32 deles já são considerados curados.

Dos 206 casos, 76% são mulheres e 24% são homens. Dentre os que têm problemas de saúde, a maioria (20 casos) possui doença cardiológica, diabetes (8), obesidade (6), pulmão (3), tabagismo (3) e renal (1).

A maior parte dos profissionais de saúde que estão com o novo coronavírus no Estado tem entre 30 e 39 anos, com 82 casos. Na faixa etária considerada inserida no grupo de risco, acima de 60 anos, são sete casos.

O painel Covid-19 também detalha os municípios onde esses profissionais residem. São 55 casos na Serra, 52 em Vila Velha, 51 em Vitória, 20 em Cariacica e 4 em Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo.

Pedido para fazer rodízio 

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 200 profissionais de saúde infectados com coronavírus no Estado
Otto Batista é ginecologista |  Foto: Antonio Cosme - 12/10/2015

O presidente do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), Otto Fernando Baptista, declarou que os dados divulgados nesta terça-feira acenderam um sinal de alerta.

"Na segunda-feira (20) eram 171 casos, mas agora já são 206. São 35 novos casos em 24 horas, um aumento de 20%. Isso mostra que estamos entrando em um processo de esgotamento e é preciso tomar uma ação imediatamente", disse.

Otto Baptista explicou que, no início da pandemia do Covid-19, em reunião com a Sesa, foi solicitado que o governo adotasse o sistema de rodízio para os profissionais de saúde, evitando assim que trabalhassem contaminados.

"Seriam equipes trabalhando a cada 14 dias, sendo que na saída desse rodízio o grupo que fez o plantão seria testado para o vírus. E quem estiver entrando faria também o teste para detectar que não está com coronavírus. É um modelo adotado para evitar a propagação do vírus entre os profissionais de saúde e dentro das unidades de saúde", explicou o presidente do sindicato.

Ele também alertou que pode haver um colapso no sistema: "Com esse aumento de casos nós vamos exigir a adoção do sistema de rodízio. O colapso vai acontecer. As escalas vão ficar furadas, os atendimentos vão ficar mais sobrecarregados. Médicos e demais profissionais da saúde fazem plantões em vários locais. Imagina a exposição deles e das demais pessoas?".

A reportagem do Tribuna Online procurou a Secretaria de Estado da Saúde sobre os dados. Assim que a resposta for enviada, esta matéria será atualizada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: