Mais de 2 mil presos vão sair da cadeia no Estado e passar o Natal em casa
Escute essa reportagem
Mais de dois mil presos que cumprem pena no regime semiaberto foram beneficiados com a "Saidinha de Fim de Ano" e vão ser liberados nesta segunda-feira (21) para passar as festas de fim de ano em casa. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
No total, são 2.118 detentos que vão poder aproveitar a saída temporária, autorizada pelo Poder Judiciário, até o dia 30 de dezembro deste ano. Segundo a Sejus, o benefício está previsto na Lei de Execução Penal e funciona como uma "preparação e adaptação do custodiado ao retorno do convívio em sociedade".
Quem não retornar dentro do período estabelecido é considerado foragido e perde o direito às saídas caso seja recapturado.
De acordo com a Sejus, nesses casos, é repassado ao judiciário para que órgão tome conhecimento e faça a emissão de novo mandado de prisão. Além de repassar a informação para a policia, a fim de aumentar a chance de recaptura do foragido.
Ainda segundo a secretaria, em 2019, 1.561 internos foram contemplados pela saidinha e 41 não voltaram para os presídios.
Comentários