Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Nutridicas

Nutridicas

Colunista

Gabriela Rebello

Lanche saudável para crianças

| 18/09/2020, 11:03 11:03 h | Atualizado em 18/09/2020, 11:07

Situação de pandemia, crianças em casa, rotina de pernas para o ar, quem aí se identificou? Afinal, na correria do dia a dia, a primeira coisa que nos perguntamos ao entrarmos no supermercado é: onde encontrar uma “superprateleira milagrosa”, com lanchinhos práticos, gostosos e saudáveis?

Mas, na verdade, as prateleiras estão abarrotadas de lanchinhos, lindos, coloridos, com os super-heróis favoritos, que, para tentar amenizar a culpa materna, escrevem em letras chamativas “ZERO GORDURA TRANS”, dando uma informação pela metade, levando o consumidor a achar que realmente isso é possível.

Vamos por partes. Além de preparar alguns alimentos com antecedência, você pode congelar outros. A boa notícia é que com um pouco de organização e planejamento podemos melhorar a qualidade do lanche dos nossos pequenos. Confira o que não pode faltar no lanche ou na merenda.

Cada lanche deve trazer ao menos uma porção de um dos três grupos fundamentais de alimentos (A, B ou C). São eles:
Grupo A - Energéticos - São os que dão energia ao organismo: batata, inhame, aipim, pão, torradas e cereais.

Grupo B - Construtores - São, principalmente, carnes, peixes e ovos, bem como iogurtes, queijos e o leite, pois são alimentos ricos em proteínas, importantes na construção dos tecidos do organismo.

Grupo C - Reguladores - São basicamente alimentos de origem vegetal, como frutas e verduras porque fornecem ao organismo vitaminas, minerais, fibras e água, que regulam o seu funcionamento.

Confira algumas sugestões:

1ª opção - 1 porção de fruta + 1 sanduíche integral recheado com patê de ricota e frango + 1 água de coco.

2ª opção - 1 potinho com salada de frutas preparada com três frutas diferentes + 1 pedaço de bolo caseiro (de cenoura, coco, laranja, cacau ou maçã) + 1 iogurte.

3ª opção - 1 porção de fruta + mix de oleaginosas, como castanhas-do-Pará, nozes, amêndoas, macadâmias, avelãs, pistache + 1 unidade de mini wrap saudável preparado com patê de cenoura, frango desfiado e alface + 1 suco de frutas natural.

4ª opção - 1 suco de frutas natural + Pão de queijo + uvas.

5ª opção - 1 suco de frutas natural + Pipoca de panela + 1 porção de salada de frutas.

6ª opção - Cookies integral + água de coco + 1 porção de fruta.

Atenção: Nada de embutidos. Parece prático, mas peito de peru e presunto magro  não são aliados  da saúde. Isso porque esses alimentos são processados e apresentam conservantes, corantes, realçadores artificiais de sabor e uma quantidade muito alta de sódio.

Além de acostumar o paladar das crianças com o excesso de sal, o exagero pode ocasionar uma série de problemas a curto e a longo prazo. A hipertensão é o principal deles. 

Seja criativo! Um piquenique na varanda de casa, com uma toalha bem colorida, uma música bacana e um momento entre mãe/pai e filho.

Quem curtiu? Até a próxima semana.
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: