Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Mundo Digital

Mundo Digital

Colunista

Eduardo Pinheiro

Invasão de Netflix: Aprenda a proteger sua conta

| 28/02/2020, 20:05 20:05 h | Atualizado em 28/02/2020, 20:19

Imagem ilustrativa da imagem Invasão de Netflix: Aprenda a proteger sua conta
|  Foto: Arte: André Felix / AT

O portal Netflix, maior plataforma de filmes e séries de televisão do mundo, entrou definitivamente na mira dos cibercriminosos e seus golpes.

Agora eles estão se aproveitando das brechas dos sistemas e da ingenuidade das pessoas. Se aproveitam também daquelas pessoas que gostam de obter vantagem em tudo, assim lançam suas propostas de negócios da China e sempre encontram aventureiros espertalhões dispostos a embarcar nessa furada acreditando se beneficiar de Netflix grátis.

A comodidade dos usuários em assistir os filmes e séries preferidas no conforto do lar, fez com que a empresa de Los Gatos, Califórnia/EUA, atingisse mais de 160 milhões de assinantes em todo o mundo, espalhados por 190 países. Isso levou os espertalhões e criminosos virtuais a buscarem formas de obter vantagens do sucesso estrondoso do portal Netflix, ao redor do globo.

Por isso, mais do que nunca, é preciso que os usuários conheçam as principais técnicas utilizadas pelos criminosos cibernéticos para não se tornarem vítimas de seus golpes. Conhecendo como eles agem e quais vulnerabilidades exploram, fica mais fácil se proteger e não ter sua conta de acesso ao Netflix invadida ou sequestrada.

São três as principais técnicas utilizadas pelos hackers, a primeira consiste no uso da engenharia social, com objetivo de persuadir a vítima e fazer com que ela, espontaneamente, forneça suas contas de acesso e senha.

Existem também os vazamentos involuntários de credenciais, que acabam sendo comercializadas em grande escala no submundo da DeepWeb. E, por fim, ataques diretos com códigos maliciosos que conseguem invadir os dispositivos das vítimas e obter qualquer tipo de informação, inclusive contas e senhas de e-mails, redes sociais, contas bancárias e até do Netflix.

A maior dúvida dos usuários é saber se a sua credencial já foi invadida. A sorte é que, com uma análise um pouco mais cuidadosa da respectiva conta, é possível fazer essa verificação. O caminho para realizar essa verificação é acessar a conta do Netflix, de preferência de um computador, depois clicar no Menu Principal, selecionar a opção “Conta” e ao final, no item “Meu Perfil” clicar no link “O que foi assistido”.

Nessa opção o usuário terá acesso a todos os filmes e séries que foram assistidos em determinadas datas, facilitando assim o processo de identificação de intrusos na sua conta da plataforma. Logo, os filmes e séries que o usuário e sua família não assistiram têm tudo para emitir o sinal de alerta, pois a possibilidade de ter um intruso na respectiva conta de acesso é quase certa.

É preciso ter muito cuidado também com ofertas de uso gratuito do Netflix, por meio de instalação de aplicativos. Esses aplicativos não passam de programas espiões que vão monitorar tudo o que o usuário faz com o dispositivo, com o principal objetivo de capturar dados pessoais, de contas bancárias e de cartões de créditos. O golpe e o prejuízo financeiro serão apenas uma questão de tempo.

Para não ser vítima desse tipo de golpe, além de não acreditar em promessas mirabolantes de usar recursos pagos de forma gratuita, também é preciso criar o costume de manter seus dispositivos protegidos com Antivírus e Antispyware e só adquirir produtos e serviços das lojas oficiais.

Enfim, Netflix de graça é golpe e o barato pode sair caro. Diante do conforto e variedade que o portal oferece para assistir aos seus filmes e séries favoritas, o valor pago por mês acaba sendo justo, visto que dificilmente ultrapassará o valor de uma única ida ao cinema.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: