X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Zelenski diz que não foi convidado para negociações entre EUA e Rússia sobre paz na Ucrânia


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, afirmou nesta segunda-feira, 17, que não foi convidado para as negociações entre os EUA e a Rússia sobre o acordo de paz na Ucrânia, que devem ocorrer nesta semana nos arredores de uma conferência na Arábia Saudita. Zelenski reiterou o alerta de que não aceitará o resultado se não houver participação de autoridades ucranianas, ao falar com jornalistas em uma teleconferência.

Zelenski reforçou declarações da semana passada e disse que viajará para a Turquia ainda nesta segunda-feira e para a Arábia Saudita na quarta-feira, mas que as viagens não tem relação com as negociações planejadas entre EUA-Rússia e que não há planos para conversas com uma delegação ucraniana. Andriy Yermak, um dos principais conselheiros de Zelenski, disse que não há possibilidade de representantes ucranianos e russos se reunirem diretamente "até que desenvolvamos um plano" para acabar com a guerra e trazer uma "paz justa".

Também nesta manhã, Zelenski disse que o representante especial do presidente dos EUA, Donald Trump, para a Ucrânia e para a Rússia, Keith Kellogg, visitará o país em 20 de fevereiro e ficará por cerca de dois dias. O presidente ucraniano disse que quer ir com Kellogg até as linhas de frente de batalha contra os russos e que pretende realizar reuniões com o ministro de Defesa. "Acredito que ele não irá recusar", disse na teleconferência, segundo correspondentes da Interfax-Ucrânia.

Ainda de acordo com a Interfax, Zelenski espera que a visita de Kellogg abra caminho para uma reunião entre ele o presidente Trump em breve.

*Com informações da Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: