X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Voos para a Argentina são cancelados em meio a greve no país; veja o que fazer

Paralização é mobilizada por sindicatos contra gestão do presidente Javier Milei


Diante de uma greve geral de 24 horas mobilizada por sindicatos argentinos contra a gestão do presidente Javier Milei, companhias aéreas tiveram de cancelar voos com destino ou origem em aeroportos do país.

A greve desta quinta-feira (9) tem adesão de sindicatos trabalhistas do setor, como a APLA (Associação dos Pilotos de Linhas Aéreas).

Em comunicado divulgado em rede social, a Aerolíneas Argentinas, maior companhia aérea do país, afirmou que cancelou 191 voos. A empresa calcula que sofrerá perda financeira de US$ 2 milhões (cerca de R$ 10,3 milhões) e afirma que 24 mil passageiros serão afetados --a maior parte havia comprado bilhete para passagens domésticas.

A Flybondi diz que, apesar de ter transferido seus voos para o aeroporto internacional Ezeiza, continuará prestando serviços. Para esta quinta-feira (9), a companhia diz ter três viagens programadas para o Brasil, duas ligando o país vizinho ao Rio de Janeiro e outra para São Paulo.

"O voo matinal para São Paulo transcorreu sem problemas e já foram realizados hoje 27% dos voos programados para o dia. Entre viagens nacionais e internacionais, a Flybondi transportou hoje mais de 2.400 passageiros", disse a empresa em nota.

Procurada pela reportagem, a Latam disse que cancelou suas operações para a Argentina nesta quinta devido à greve. Passageiros afetados devem acessar o site da companhia e escolher entre reembolso ou remarcação do voo para outra data -ambas as opções são realizadas sem custo adicional, segundo a empresa.

A Gol afirma que a paralisação vai afetar a movimentação em todas as cidades em que a companhia opera no país, sendo elas Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e Rosário. Voos da companhia com destino ou origem na Argentina, nesta quinta, estão cancelados.

Clientes da Gol que foram afetados também têm a opção de remarcar o voo ou pedir o reembolso integral, sem custos. A companhia terá operações extras para o país nesta sexta-feira (10).

Entre as três maiores companhias que operam no Brasil, a Azul é a única que não possui rotas para a Argentina. A empresa começará a operar voos para Bariloche no fim de junho.

A espanhola Air Europa afirmou à reportagem que seu único voo para o país nesta quinta-feira (9), entre Madri e Buenos Aires, foi cancelado.

No começo deste ano, em fevereiro, uma greve de 24 horas de funcionários dos aeroportos do país forçou o cancelamento de mais de 500 voos. À época, Gol, Latam, Aerolíneas Argentinas, JetSmart e outras companhias anunciaram a paralisação total de suas operações.

Desta vez, trabalhadores argentinos protestam contra o pacote de reformas que o governo Milei tenta aprovar no país.

Veja o que fazer se seu voo for cancelado

Latam

Passageiros que compraram passagens aéreas com destino à Argentina pela Latam devem, por meio do site da companhia, acessar a seção "Minhas Viagens". Lá, o cliente poderá solicitar o reembolso ou a remarcação da viagem, sem custos adicionais. Caso o passageiro opte por mudar o dia do voo, a nova data deverá ser escolhida para até sete dias posteriores à viagem original.

Gol

A empresa afirma que já está enviando email ou mensagem de texto para clientes que foram afetados pelos cancelamentos desta quinta-feira (9). Os passageiros podem solicitar o cancelamento ou o adiamento da viagem por meio dos canais digitais da companhia. A Gol diz que, em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a central de relacionamento pelo telefone 0300 115 2121. Na Argentina, o número de contato é o +55 11 3471 2973, com atendimento em espanhol das 8h às 20h

Aerolíneas Argentinas

Em seu comunicado, a companhia pediu que passageiros com viagens marcadas para esta quinta (9) não compareçam aos aeroportos argentinos, já que a empresa não terá funcionários trabalhando em seus balcões. A Aerolíneas Argentinas diz que os clientes deverão ficar atentos ao email. Se o bilhete tiver sido comprado em sites de agências de turismo, o recomendado é contatar diretamente essas empresas.

Flybondi

A companhia afirma que suas operações estão normais. Ao longo do dia, caso haja cancelamento ou alteração com mais de quatro horas de diferença, é possível mudar a data da viagem por meio do site da companhia, na seção "Minhas reservas", sem custo adicional.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: