Vídeo simula como foi implosão de submarino desaparecido
Animação viralizou nas redes sociais. Guarda Costeira dos EUA confirmou que a embarcação sofreu uma implosão
Escute essa reportagem
Viralizou nas redes sociais um vídeo que simula a implosão que pode ter ocorrido com o submersível Titan, da OceanGate, que desapareceu no Oceano Atlântico no último domingo (18). Nesta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos EUA confirmou que todos os ocupantes do submarino morreram.
Segundo o UOL, o vídeo com a simulação teve mais de 24 milhões de visualizações no TikTok em menos de 24 horas. A animação mostra como a pressão no submersível teria gerado uma implosão.
Veja:
@starfieldstudio Submarine implosion demonstration. Educational #submarine #titan #titanic ♬ Amityville Horror - Scary Halloween Sound Effects - Halloween Sound Effects
"Com o colapso instantâneo pela pressão, o casco aqueceria imediatamente o ar no submarino até aproximadamente a temperatura da superfície do sol, enquanto uma parede de metal e água do mar esmagaria de uma ponta do barco à outra em cerca de 30 milissegundos", informou o estúdio no vídeo.
COMO ACONTECE A IMPLOSÃO
Uma implosão é um tipo de fenômeno de choque causado pela diferença das pressões externa e interna de um compartimento, nesse caso o submersível. As forças tentam encontrar um equilíbrio entre essas diferentes pressões, o que acaba comprimindo o compartimento.
No caso de uma explosão, os destroços são lançados para longe. Mas em uma implosão, as forças fazem com que esse corpo, neste caso, o submersível, colapse em direção ao seu centro. As informações são da Agência Estado.
As investigações continuam para entender o que aconteceu com o Titan. "Sei que também há muitas perguntas sobre como, por que e quando isso aconteceu. Essas são questões sobre as quais vamos coletar o máximo de informações que pudermos agora", disse John Mauger, do Primeiro Distrito da Guarda Costeira.
LEIA MAIS:
Destroços são encontrados nas áreas de buscas por submarino desaparecido
Empresa dona de submarino desaparecido foi alertada sobre potencial 'catástrofe'
Comentários