X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Veja os principais temas tratados pelos cardeais nas reuniões antes do conclave

Eles já realizaram até o momento nove Congregações Gerais, como são chamadas as reuniões oficiais realizadas antes de começar o conclave


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Veja os principais temas tratados pelos cardeais nas reuniões antes do conclave
Os cardeais Fernando Natalio Chomalí Garib, Anthony Poola, Charles Maung Bo e Francis Xavier Kriengsak Kovithavanij deixam o Vaticano após participarem de uma sessão da Congregação Geral dos Cardeais, onde se preparam para o próximo conclave |  Foto: Andrew Medichini / Associated Press/ Estadão Conteúdo

Abusos sexuais, escândalos financeiros e desafios da unidade e da evangelização são alguns dos principais temas discutidos pelos cardeais que escolherão o próximo papa.

Desde o falecimento de Francisco, eles já realizaram até o momento nove Congregações Gerais, como são chamadas as reuniões oficiais realizadas durante a sede vacante e antes de começar o conclave.

    Neste sábado, 3, estiveram presentes 177 cardeais, dos quais 127 são eleitores. Segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, os cardeais abordaram hoje o papel da Cúria em relação ao papa, o serviço da Igreja à causa da paz e “o desejo de que o próximo papa tenha um espírito profético, capaz de dirigir uma igreja que não se feche em si mesma, mas saiba sair e levar luz a um mundo marcado pelo desespero”.

    Esse tema enfrentou resistência durante o pontificado de Francisco entre as lideranças da Igreja na América Latina. O papa argentino defendeu continuamente que as paróquias devem “abrir as portas e deixar que Jesus possa sair. Tantas vezes temos Jesus preso nas paróquias conosco e nós não saímos e não deixamos que Ele saia!”

    Não é possível saber quem fez cada discurso nas congregações. O Vaticano apenas divulga quantas intervenções foram feitas em cada reunião. Neste sábado, 26 cardeais discursaram.

    Bombeiros instalam chaminé na Capela Sistina para conclave do sucessor de Francisco. Veja vídeo abaixo:

    Na reunião da última sexta-feira, 2, os cardeais discutiram os desafios que serão enfrentados pelo próximo pontífice e que são um “contra-testemunho”, como os abusos sexuais e os escândalos financeiros. Segundo Bruni, esses temas são afrontados “como uma ferida que deve ser mantida aberta, para que continue viva a consciência do problema e se possam individualizar caminhos concretos para a sua cura”.

    Entre outros temas, o Vaticano afirma que os cardeais já discutiram sobre a missão evangelizadora da Igreja, a necessidade de falar aos jovens e de renovação espiritual e pastoral, desafios econômicos e o sofrimento causado pela polarização dentro da Igreja e pelas divisões na sociedade.

    MATÉRIAS RELACIONADAS:

      Comentários

      Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

      SUGERIMOS PARA VOCÊ: