X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

União Europeia lança missão naval para proteger navios no Mar Vermelho contra Houthis


A União Europeia (UE) lançou uma missão naval para ajudar a proteger navios cargueiro no Mar Vermelho, à medida que os ataques dos rebeldes Houthis do Iêmen continuam ameaçando o tráfego marítimo, dificultando o comércio e inflando os preços. Com o nome Aspides, que em grego significa "escudo", a missão sairá de Larissa, no centro da Grécia - sede da Força Aérea Helênica e um quartel general da OTAN -, sob o comando do comodoro grego Vasilios Griparis.

A missão da UE não participará de ataques militares e operará apenas no mar. "Dentro do seu mandato defensivo, a operação proporcionará consciência situacional marítima, acompanhará os navios e os protegerá contra possíveis ataques em múltiplos domínios no mar", explicou a UE em comunicado.

"Toda a economia global está sendo afetada. "Não são apenas os navios europeus que são repetidamente ameaçados pelos mísseis Houthis no Mar Vermelho, mas toda a indústria naval internacional", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, a jornalistas em Bruxelas.

Ela disse que além de proteger os navios europeus, a missão "deixa claro que nós, como comunidade internacional, estamos unidos face aos ataques; "Ataques terroristas contra a liberdade das rotas marítimas." A Alemanha contribui com uma fragata para a missão, assim como a Bélgica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: