X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão


Em um sinal da consolidação do controle do Talibã sobre o Afeganistão, o cofundador e número dois do grupo fundamentalista, o mulá Abdul Ghani Baradar, voltou ao país, na terça-feira (17), após 20 anos de exílio.

Cotado como o próximo presidente afegão, depois que os talibãs retomaram o poder no último domingo, ele chefia o birô político do grupo e fazia parte da equipe de negociação que estava no Qatar.

A volta de Baradar coincidiu com a primeira entrevista coletiva de um porta-voz do grupo em Cabul, na qual o Talibã reforçou sua ofensiva para mostrar moderação aos olhos da comunidade mundial, prometendo “perdoar” as pessoas ligados ao antigo regime pró-Ocidente e respeitar os direitos das mulheres.

Segundo o porta-voz do grupo, Mohamad Naeem, Baradar chegou pelo aeroporto de Kandahar, a segunda maior cidade afegã. Supostamente um dos comandantes de maior confiança do fundador do Talibã, o mulá Mohammad Omar, ele foi capturado em 2010 pelas forças de segurança, no Sul do Paquistão, e libertado em 2018. O mulá Omar morreu em 2013.

Imagem ilustrativa da imagem Talibã anuncia anistia geral no Afeganistão
|  Foto: Reprodução/Pixabay

O mulá Baradar comandava a equipe de negociação em Doha, onde eram realizadas negociações entre o Talibã e o governo do presidente Ashraf Ghani, que fugiu do país no domingo, quando os talibãs entraram em Cabul.

Ele foi um dos signatários do acordo assinado em 2020 com o governo de Donald Trump e que selou a retirada das forças americanas do Afeganistão.

Depois de conquistar a capital e assumir de fato o comando do país, o Talibã dá os primeiros passos para formar um novo governo. Ontem, em sua primeira entrevista a jornalistas, Zabihullah Mujahid, outro porta-voz do grupo, disse que apenas depois desse passo será decidido quais leis serão adotadas.

Cortejando a comunidade internacional, o porta-voz disse que o Talibã não buscará retaliação contra ex-soldados e membros do antigo governo apoiado pelo Ocidente. As forças dos Estados Unidos e da Otan completarão sua retirada do país até 31 de agosto.

Ele também voltou a afirmar que respeitará os direitos das mulheres, mas ressaltando que isso acontecerá sob os preceitos islâmicos, e que elas continuarão trabalhando normalmente e “serão muito ativas na sociedade”, apesar da descrença de ativistas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: