X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Suécia adere formalmente à Otan, após Hungria retirar veto


A Suécia aderiu formalmente à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quinta-feira, 7, como o 32º membro da aliança militar transatlântica, encerrando décadas de neutralidade após a Segunda Guerra Mundial, à medida que as preocupações de segurança na Europa aumentaram após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, presidiram a cerimônia em que o "instrumento de adesão" da Suécia à aliança foi oficialmente encaminhado ao Departamento de Estado dos EUA. A adesão acontece após a retirada dos bloqueios feitos por Hungria e Turquia à entrada sueca.

A Casa Branca disse que ter a Suécia como aliada da Otan "tornará os Estados Unidos e os nossos aliados ainda mais seguros".

"A OTAN é a aliança defensiva mais poderosa da história do mundo e é hoje tão crítica para garantir a segurança dos nossos cidadãos como era há 75 anos, quando a aliança foi fundada a partir dos destroços da Segunda Guerra Mundial", afirmou a Casa Branca em comunicado. O Secretário-Geral da Otan, Jens Stoltenberg, descreveu o evento como "um dia histórico".

O Artigo 5º do tratado da Otan obriga todos os membros a ajudar um aliado cujo território ou segurança esteja sob ameaça. Este artigo só foi ativado uma vez - pelos EUA após os ataques de 11 de setembro de 2001 - e é a garantia de segurança coletiva que a Suécia tem procurado desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

A adesão da Suécia já vem sendo debatida há tempos, mas a proposta vinha sendo bloqueada por objeções dos membros da Otan Turquia e Hungria. A Turquia manifestou preocupação pelo fato da Suécia não tomar medidas suficientes contra grupos curdos que considera terroristas, e o presidente da Hungria, Viktor Orban, demonstrou sentimento pró-Rússia e não partilhou a determinação da aliança em apoiar a Ucrânia. Após meses de atraso, a Turquia ratificou a admissão da Suécia no início deste ano, e a Hungria também ratificou nesta semana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: