Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

"Putin fará da Ucrânia seu quintal", diz especialista

País está em seu segundo dia de conflito com os ataques russos

Redação Tribuna Online, Com informações de SBT Notíciais | 25/02/2022 15:35 h | Atualizado em 25/02/2022, 15:36

Em entrevista ao SBT, a professora de direito internacional da Universidade de São Paulo (USP) Maristela Basso comentou os desdobramentos do segundo dia de conflito na Ucrânia, invadida pela Rússia na quinta-feira (24). 

Para Maristela, o país está completamente sozinho após o recuo de parceiros como o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, a União Europeia e a Otan. "O presidente Biden disse  que não mandaria nenhum soldado, por exemplo. Essa é uma das mais altas traições que se pode fazer a um parceiro. A qualquer momento, as tropas russas chegam ao palácio do presidente", afirma.

Basso acredita que o presidente russo não medirá esforços para conseguir o que quer. "A Ucrânia nunca será completamente independente porque Putin fará do país o seu quintal. Em nome disso, ele está disposto a perder qualquer coisa", pondera. 

Segundo a especialista, diante desse cenário os russos vão tentar negociar com o líder ucraniano. "Ele pode ser preso e negociar alguns benefícios, ou ele pode negociar de partir para o exílio. Já a Rússia, não vai anexar a Ucrânia porque é caro. Provavelmente o Putin vai destituir o presidente e vai colocar alguém da confiança do governo", pontuou.

De acordo com afirmação do presidente russo, os ucranianos que ficarem na Ucrânia terão todo o direito de escolher o seu próprio destino. Diante disso, será um período de transição para as eleições,  acredita a professora.

"O presidente da Ucrânia não era um homem da política, era um artista. Ele não foi forjado na política interna e nem internacional. Então, confiou demasiadamente. Putin estava pronto para invadir a Ucrânia", ressalta. 

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS