X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Putin enaltece 'nova ordem global' em discurso de encerramento da cúpula do Brics


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente russo, Vladimir Putin, presidiu nesta quinta-feira, 24, a sessão de encerramento da Cúpula do Brics de economias em desenvolvimento. Ele enalteceu o papel da Rússia como contrapeso dos EUA, e disse que todos os integrantes do bloco econômico "compartilham aspirações e valores semelhantes e uma visão de uma nova ordem global democrática".

A cúpula contou com a presença de 36 países, destacando o fracasso dos esforços liderados pelos EUA para isolar a Rússia. O Kremlin elogiou a cúpula como "o maior evento de política externa já realizado" pela Rússia.

O governo russo pressionou especificamente pela criação de um novo sistema de pagamento que ofereceria uma alternativa à rede global de mensagens bancárias SWIFT, e permitiria que Moscou driblasse as sanções ocidentais e negociasse com parceiros.

O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou o papel do bloco em garantir a segurança global. Xi observou que a China e o Brasil apresentaram um plano de paz para a Ucrânia e buscaram reunir apoio internacional mais amplo. A Ucrânia rejeitou a proposta.

Putin, que realizou uma série de reuniões bilaterais à margem da cúpula, deve se reunir nesta quinta com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que está fazendo sua primeira visita à Rússia em mais de dois anos. A viagem de Guterres a Kazan não agradou as lideranças ucranianas. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: