Princesa, que namorava brasileiro, faz 18 anos e pode assumir trono na Espanha
Leonor de Borbón faz juramento à Corte ao completar maioridade, ficando apta a suceder legalmente seu pai, o rei Felipe 6º
Escute essa reportagem
A herdeira do trono espanhol, princesa Leonor de Borbón, jurou ontem lealdade à Constituição, ao completar 18 anos, em uma cerimônia luxuosa no Parlamento da Espanha. A partir de agora, poderá suceder legalmente seu pai, o rei Felipe 6º, como chefe de Estado.
Acompanhada do rei, de sua mãe, a rainha Letizia, e de sua irmã mais nova, Sofía, fez o juramento em uma sessão especial da Corte, ritual realizado por seu avô Juan Carlos 1º em 1969, durante a ditadura de Francisco Franco, e Felipe 6º em 1986, já sob a democracia.
“Juro cumprir fielmente os meus deveres, manter e fazer cumprir a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas e ser fiel ao rei”, disse a princesa das Astúrias, com uma mão estendida sobre um exemplar da Constituição.
Vestida com um terno branco, a princesa foi aplaudida durante vários minutos, após completar o juramento na Câmara do Parlamento.
A cerimônia foi acompanhada em telões gigantes colocados na Puerta del Sol, no centro de Madri, e em outros locais da capital do país. Nos arredores do Parlamento, uma multidão mostrou seu apoio, agitando bandeiras espanholas.
Na Espanha, uma monarquia parlamentar, a Constituição estabelece que o homem tem preferência para herdar a Coroa, mas Leonor não tem irmãos homens.
O rei emérito Juan Carlos 1º, que abdicou em 2014 por escândalos no final de seu reinado, não esteve presente na cerimônia.
Fluente em espanhol, francês e inglês, Leonor chama atenção por ser compromissada com a monarquia desde a adolescência.
Diferentemente de seu avô, Leonor suscita sinais de simpatia, em um país no qual o debate sobre a monarquia é permanente.
Duas semanas antes do juramento, a princesa já demonstrava conhecimento de seus deveres.
“Entendo bem e sou consciente de qual é o meu dever e o que implicam as minhas responsabilidades”, disse Leonor, em entrevista.
Leonor termina romance com brasileiro para suceder o pai
Veio à tona em junho deste ano a revelação do namoro de Leonor com o brasileiro Gabriel Giacomelli. A revista alemã Bunte noticiou que a primogênita de Felipe e Letizia estava de romance com o filho de Drausio Giacomelli, um especialista financeiro e diretor de pesquisa de mercados emergentes de um dos maiores bancos da Alemanha, o Deutsche Bank.
A imprensa noticiou que a princesa terminou o relacionamento com o brasileiro Giacomelli, de 18 anos, para assumir a nova responsabilidade.
“O rapaz é filho de uma bem-sucedida publicitária brasileira e de um banqueiro que trabalha no Deutsche Bank, doutor em Filosofia, formado numa universidade de elite dos Estados Unidos”, escreveu o site português Flash!.
Dias após o namoro ser revelado, o Flash! publicou que o relacionamento teria chegado ao fim. Leonor e Gabriel continuam amigos. “O romance teria durado de abril de 2022 a maio deste ano, quase no fim do letivo do colégio”, destacou o portal.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários