X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Pesquisa de intenção de voto aponta Kamala Harris com 44%, e Trump com 42%

Com apoio suficiente de delegados para ser a indicada, a nomeação de Kamala Harris deverá ser oficializada durante a Convenção Democrata


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pesquisa de intenção de voto aponta Kamala Harris com 44%, e Trump com 42%
Kamala Harris deverá ser nomeada pelo Partido Democrata para concorrer contra Donald Trump |  Foto: Alex Brandon/Associated Press/Estadão Conteúdo e J. Scott Applewhite /Associated Press/Estadão Conteúdo

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que deverá ser nomeada pelo Partido Democrata para concorrer contra Donald Trump, figurou com uma vantagem de dois pontos percentuais contra o republicano em uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça-feira, 23.

Trump liderava por um ponto percentual em uma pesquisa realizada em 1 e 2 de julho, e em outra sondagem realizada entre 15 e 16 de julho, ambos estavam empatados em 44% - ambas dentro da mesma margem de erro. Agora, na primeira sondagem após Joe Biden abrir mão de sua candidatura, Harris liderou Trump por 44% a 42% na pesquisa, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais.

Com apoio suficiente de delegados para ser a indicada, a nomeação de Kamala Harris deverá ser oficializada durante a Convenção Democrata marcada para 19 de agosto em Chicago. A maioria dos delegados do partido (cerca de 4 mil pessoas encarregadas de nomear oficialmente um candidato ou uma candidata) manifestaram intenção de apoiá-la.

A pesquisa porém, embora indique sinais do apoio da população americana aos candidatos, não reflete o colégio eleitoral, já que a garantia de vitória na eleição presidencial dos Estados Unidos é o total de delegados conquistados em Estados-chave.

Harris desponta como possível nome democrata para desafiar Trump nas urnas depois que Biden desistiu de concorrer após uma intensa pressão sob sua idade e capacidade para governar durante mais quatro anos. Na pesquisa divulgada pela Reuters nesta terça-feira, cerca de 56% dos eleitores registrados concordaram com a declaração de que ela era "mentalmente afiada e capaz de lidar com desafios", em comparação com 49% que disseram o mesmo sobre Trump e 22% sobre Biden.

A pesquisa, que foi realizada on-line, entrevistou 1.241 adultos dos EUA em todo o país, incluindo 1.018 eleitores registrados.

Dificuldade nas urnas

Os números revelados pela última pesquisa Reuters/Ipsos surgem na contramão de outras sondagens recentes, que mostram que Harris possivelmente terá dificuldade para derrotar o ex-presidente americano, conforme um levantamento feito pelo Washington Post, feito com base em 11 pesquisas realizadas após o debate de 27 de junho, no qual o desempenho desastroso de Biden deu o pontapé inicial dos pedidos pela sua desistência.

No levantamento, Trump superou Harris por 1,5 ponto porcentual na média, uma vantagem ligeiramente menor do que o republicano teve em relação a Biden nas pesquisas, de 1,9 ponto.

Em uma enquete feita pela CNN americana entre os dias 28 e 30 de junho, Trump obteve 47%, enquanto a vice-presidente ficou com 45%. Segundo uma pesquisa da Yahoo News em parceria com o instituto YouGov, o candidato republicano lidera com a mesma margem de 2%. A amostragem foi feita entre os dias 28 de junho e 1 de julho.

Com a entrada do mês de julho, a maioria das pesquisas sinalizou o mesmo resultado. Trump lidera por 1 ponto percentual a pesquisa da Reuters/Ipsos com amostragem coletada entre os dias 1 e 2 de julho. O republicano também ficou 4 pontos à frente da vice-presidente na pesquisa encomendada pela The Economist/YouGov, que foi realizada entre os dias 7 e 9 de julho e ficou na liderança por 2 pontos na pesquisa da NBC News feita nas mesmas datas.

Segundo a pesquisa da emissora conservadora Fox News entre os dias 7 e 10 de julho, o republicano lidera com margem de 1 ponto percentual. Na semana seguinte, uma enquete organizada pela Economist/YouGov destaca uma margem de 5% na liderança de Trump sobre Harris. Uma pesquisa da CBS/YouGov aponta para uma vantagem de 3% para o republicano, enquanto uma nova enquete da Reuters/Ipsos mostra um empate entre os candidatos.

Apenas duas enquetes indicam uma preferência maior pela democrata. A pesquisa do Washington Post em parceria com a ABC e a Ipsos mostra Harris liderando com 49% dos votos contra 47% de Trump. A pesquisa foi finalizada no dia 9 de julho. Já uma pesquisa da NPR/PBS NewsHour/Marist indica liderança da vice-presidente por 1 ponto percentual.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: