Peru tem pela primeira vez uma mulher na presidência
A advogada Dina Ercilia Boluarte Zegarra, de 60 anos, se tornou-se nesta quarta (07) a primeira presidente mulher do Peru
Escute essa reportagem
A advogada Dina Ercilia Boluarte Zegarra, de 60 anos, se tornou-se nesta quarta (07) a primeira presidente mulher do Peru.
Dina Boluarte entrou no governo como vice-presidente na chapa com Pedro Castillo, mas, após a queda do presidente, Dina foi empossada na tarde desta quarta-feira (07).
Dina foi chamada para assumir o governo, depois de ocupar a vaga de vice de 28 de julho de 2021 até quarta, além de ter comandado o Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social, função que deixou no mês passado.
Ao ser empossada, declarou que, “antes de política, sou uma cidadã e mãe peruana, que tem pleno conhecimento da alta responsabilidade que a história põe em meus ombros”.
A presidente também afirmou que irá priorizar a economia e o combate à corrupção. Ela anunciou que vai pedir para que o Ministério Público a ajude a tirar “as máfias” do governo.
Antes de ser vice, Dina se candidatou, em 2016, à Câmara de Surquillo; em 2018, à Prefeitura de Lima; e, em 2020, tentou uma cadeira no Congresso. Nessas ocasiões, não foi eleita.
Em janeiro deste ano, foi expulsa do partido que integrava, o Perú Libre. A sigla decidiu removê-la após falas dadas por ela de que “nunca abraçou a ideologia do Perú Libre”, partido de extrema-esquerda.
Comentários