X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Países da Europa retiram monumentos de espaços públicos por causa de protestos


Imagem ilustrativa da imagem Países da Europa retiram monumentos de espaços públicos por causa de protestos
Estátua do mercador Robert Milligan é retirada em Londres, para não ser alvo de vandalismo |  Foto: Reprodução de Twitter

Estátuas do rei Leopoldo 2º da Bélgica, em Antuérpia, e de Robert Milligan, em Londres, foram retiradas do espaço público.

A decisão foi tomada diante dos protestos envolvendo questões raciais que começaram depois da morte de George Floyd nos Estados Unidos e se espalharam pelo mundo nas últimas semanas.

Na Antuérpia, a decisão de remover o monumento em homenagem a Leopoldo 2º foi do Legislativo local.

Imagem ilustrativa da imagem Países da Europa retiram monumentos de espaços públicos por causa de protestos
Estátua do comerciante de escravos Edward Colston é derrubada em Bristol, na Inglaterra. |  Foto: Reprodução/Twitter William Want

Outras estátuas em homenagem ao monarca já tinham sido alvo de manifestantes na última semana. A estátua foi levada para o Museu de Esculturas ao Ar Livre da cidade de Middelheim.

Já o monumento em homenagem ao mercador Robert Milligan, que ficava em frente ao Museu das Docas de Londres, teve apoio da instituição para ser retirado. Segundo o Museu, a retirada do estátua de Milligan é em razão da sua ligação escravagista, voltado à exploração colonial.

Estátuas de Colombo viram alvos de protestos nos EUA

Após ataques contra estátuas de personalidades escravocratas e racistas no Reino Unido e na Bélgica, manifestantes se voltaram contra monumentos em homenagem a Cristóvão Colombo nos Estados Unidos.

Em Richmond, na Virgínia, uma escultura do navegante italiano foi derrubada e atirada em um lago. Outra, em Boston, foi “decapitada”.

Para os manifestantes, Colombo simboliza o genocídio dos povos americanos nativos e é símbolo da violenta colonização europeia no continente. Ele foi o primeiro europeu a chegar à América, em 1492, em missão financiada pela Espanha.

Em Boston, a polícia foi alertada da “decapitação” pouco depois da zero hora de ontem, segundo informou um porta-voz da organização.

Segundo ele, o caso está sendo investigado, e ainda não há suspeitos. Localizada em um pedestal no parque Cristóvão Colombo, no coração da cidade, a estátua, como outros monumentos do navegador espalhados pelo mundo, é alvo de manifestações há vários anos e já havia sido pichada.

O prefeito de Boston, Martin Walsh, condenou o vandalismo, mas informou que a estátua será retirada e espera uma decisão definitiva sobre seu destino.

Depois de manifestações provocadas pela morte de George Floyd, um negro, por um policial branco, em 25 de maio, o presidente dos EUA, Donald Trump, rejeitou ontem a proposta de renomear bases militares cujos nomes hoje homenageiam os comandantes confederados durante a Guerra Civil americana, de 1861 a 1895.

Os comandantes defendiam a secessão do Sul, escravista, do Norte do país, que defendia o fim da escravidão.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: