Onda de frio causa acidentes, mortes e estragos em vários países da Europa
Regiões estão em alerta de condições extremas, com temperaturas muito baixas, nevascas e fortes ventos
Escute essa reportagem
A chegada do inverno à Europa, com nevascas e temperaturas abaixo de zero, deixou dezenas de vítimas por causa do frio e de acidentes, além de ter provocado situações difíceis em vários serviços ferroviários, entre eles o Eurostar Paris-Londres, além de atrasos e cancelamentos de voos. Várias regiões estão em alerta de condições extremas, com temperaturas muito baixas, fortes quedas de neve e ventos.
Quarenta e duas pessoas morreram de frio no último fim de semana na Polônia, onde foram registradas temperaturas inferiores aos 20 graus centígrados. O número eleva a 69 os mortos neste país desde o início de dezembro. As informações são da Euronews.
Diversas regiões da Itália estão em alerta nesta semana. As regiões de Marche e Emilia Romagna na Itália, são as mais afetadas e estão ambas com aviso laranja. Em Senigallia, na região de Marche, várias árvores foram derrubadas pelo vento.
Na Espanha, até nas zonas menos habituadas ao frio intenso, como a ilha de Maiorca, nas Baleares, as baías têm ficado cobertas de neve.
Na Eslovénia, uma tempestade de neve obrigou o corte de uma autoestrada importante e deixou partes do país temporariamente sem eletricidade. Já na Croácia, a neve deixou várias estradas intransitáveis, sobretudo junto à costa do Adriático e nas zonas montanhosas. Várias ilhas ficaram cortadas do continente por os barcos não poderem circular.
Mas a situação mais grave vive-se na Áustria, mais propriamente na região da Caríntia, onde as fortes quedas de neve deixaram cerca de 5000 lares sem eletricidade. os nevões estiveram na causa de vários fechos de estradas e de escolas. Cerca de 250 unidades de bombeiros foram obrigadas a intervir em incidentes relacionados com a neve.
Comentários