X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Naufrágio próximo à Grécia deixa ao menos 59 mortos

A embarcação navegava em direção à Itália com migrantes


Ouvir

Escute essa reportagem

Ao menos 59 pessoas morreram nesta quarta-feira (14) no naufrágio de uma embarcação com migrantes nas proximidades da península de Peloponeso, na Grécia. Trata-se do incidente mais mortal do tipo registrado pelas autoridades gregas em 2023.

Outras 104 pessoas foram resgatadas e levadas para a cidade de Kalamata, no sul da Grécia, onde recebem atendimento médico -pelo menos quatro estão em estado crítico. Não se sabe ao certo quantos migrantes estavam na embarcação, e o número de vítimas ainda pode aumentar.

Barco que voltava de casamento na Nigéria afunda e mata mais de 100

Segundo a Guarda Costeira da Grécia, a embarcação navegava em direção à Itália e foi avistada em águas internacionais na noite de terça (13) por uma aeronave da Frontex, a agência de fronteira da União Europeia. Na ocasião, o barco estava a 80 quilômetros da cidade de grega de Pylos, e as pessoas a bordo teriam recusado assistência. Algumas horas depois, a embarcação afundou no mar Jônico.

As operações de resgate contam com o apoio de um avião e de um helicóptero das Forças Armadas gregas, além de seis embarcações que já estavam na região. Autoridades relatam que as buscas são dificuldades por fortes ventos e o mar revolto. "Uma grande operação de resgate foi iniciada depois que um barco naufragou com muitos migrantes a bordo", disse em nota a Guarda Costeira grega.

As nacionalidades dos migrantes não foram reveladas. Segundo a emissora estatal grega ERT, a embarcação partiu da cidade de Tobruque, na Líbia, e várias das pessoas a bordo tinham idade aproximada de 20 anos.

A Grécia é uma das principais rotas de entrada na União Europeia para refugiados e migrantes do Oriente Médio, da Ásia e da África. Muitos dos migrantes se arriscam em rotas próximas das ilhas Cíclades até a região de Peloponeso para evitar as patrulhas no mar Egeu, mais ao norte.

Cerca de 72 mil migrantes chegaram pelo mar este ano na Itália, Espanha, Grécia, Malta e Chipre, segundo dados das Nações Unidas. A maioria desembarca em território italiano. Muitos depois tentam chegar a países mais ricos do continente usando redes de contrabandistas.

Nas águas do Mediterrâneo central, mais de 20 mil migrantes morreram ou desapareceram desde 2014, de acordo com o Projeto de Migrantes Desaparecidos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), braço da ONU para o tema.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: