X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Na Croácia, pesquisas boca de urna mostram reeleição do presidente Zoran Milanovic


Ouvir

Escute essa reportagem

Pesquisas de boca de urna publicadas após o encerramento da votação no segundo turno presidencial da Croácia neste domingo, 12, mostraram que o atual presidente Zoran Milanovic venceu a eleição com uma maioria esmagadora contra um candidato do partido conservador.

As pesquisas, conduzidas pela agência de pesquisas Ipsos e publicadas pela emissora de televisão estatal HRT, disseram que Milanovic ganhou quase 78% dos votos, em comparação com seu adversário Dragan Primorac, que ficou com cerca de 22%.

Os resultados oficiais devem sair na noite deste domingo.

O esquerdista Milanovic venceu confortavelmente o primeiro turno da votação em 29 de dezembro, deixando Primorac, um cientista forense que havia concorrido sem sucesso à presidência anteriormente, e seis outros candidatos muito atrás.

Porém, ele não atingiu 50% do eleitorado por uma diferença de apenas 5.000 votos, o que levou ao segundo turno.

Primorac ficou muito atrás, com 19%, na primeira etapa. "Estou esperando uma vitória", disse Milanovic após votar neste domingo.

A eleição no país, que é membro da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e tem uma população de 3,8 milhões de pessoas, acontece em um contexto de inflação alta, escândalos de corrupção e escassez de mão de obra.

Milanovic, de 58 anos, é um crítico declarado do apoio militar ocidental à Ucrânia em sua guerra contra a Rússia.

Ele é o político mais popular na Croácia e às vezes é comparado ao presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por seu estilo combativo de comunicação com oponentes políticos.

Neste domingo, ele voltou a criticar Bruxelas, que disse ser "em muitos aspectos não democrática" e administrada por autoridades não eleitas. "Essa não é a Europa moderna em que quero viver e trabalhar", disse ele. "Vou trabalhar para mudá-la, tanto quanto puder como presidente de uma pequena nação."

O presidente croata negou ser pró-Rússia, mas no ano passado bloqueou o envio de cinco oficiais do país para a missão da Otan de apoio à Ucrânia.

Ele também prometeu que nunca aprovaria o envio de soldados croatas como parte de qualquer missão da Otan para o país. Fonte: Associated Press.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: