X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Motorista atropela multidão e deixa vários feridos durante manifestação em Munique

Suspeito já era conhecido da polícia local por conta de crimes envolvendo drogas e furtos, segundo as autoridades locais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Motorista atropela multidão e deixa vários feridos durante manifestação em Munique
Atropelamento está sendo investigado como um ataque e o suspeito |  Foto: CHRISTOPH TROST/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um motorista atropelou uma multidão que participava de uma manifestação sindical e feriu 28 pessoas no centro da cidade de Munique, na Alemanha. De acordo com autoridades locais, o atropelamento está sendo investigado como um ataque e o suspeito, um cidadão afegão que esperava uma decisão sobre pedido de asilo, foi preso.

Os participantes caminhavam por uma rua do centro de Munique por volta das 10h30 (6h30, no horário de Brasília) quando um carro ultrapassou um veículo de polícia que seguia a concentração, acelerou e atropelou dezenas de pessoas.

Os policiais prenderam o suspeito depois de disparar contra o carro, disse o vice-chefe de polícia, Christian Huber, em uma entrevista coletiva. O oficial acrescentou que existem pessoas que estão em estado grave entre os feridos.

O suspeito já era conhecido da polícia local por conta de crimes envolvendo drogas e furtos, segundo as autoridades locais. "Suspeita-se que seja um ataque - as investigações apontam para isso", afirmou o governador da Baviera, Markus Söder, aos repórteres no local.

Ataques recentes

O incidente ocorre em um contexto de uma onda de ataques similares envolvendo imigrantes nos últimos meses que colocaram a imigração como um dos temas principais das eleições gerais na Alemanha, marcadas para o dia 23 de fevereiro.

A líder do partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), Alice Wiedel, criticou a política de imigração da Alemanha após o ataque em uma publicação na plataforma X.

"Minhas mais profundas condolências vão para as vítimas e suas famílias. Continuará assim para sempre?", questiona ela, ressaltando a necessidade de uma mudança nas políticas atuais de imigração.

A AfD está em segundo lugar nas pesquisas, com 21%, mas está em constante crescimento dez dias antes do pleito.

Motivação

O ministro do Interior da Bavária, Joachim Herrmann, afirmou que as autoridades locais ainda precisam determinar o motivo do atropelamento. Ele não acredita que esteja relacionado com a Conferencia de Segurança de Munique, que deve começar na sexta-feira, 14.

A conferencia anual conta com diversos líderes internacionais e oficiais de relações exteriores. O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, devem comparecer, assim como o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: