X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Macron assina contratos de US$ 10 bi no Vietnã em visita focada em defesa e energia


Ouvir

Escute essa reportagem

O presidente da França, Emmanuel Macron, assinou nesta segunda-feira,26, acordos com o Vietnã nas áreas de aviação, defesa e outros setores, totalizando mais de US$ 10 bilhões, segundo documentos obtidos pela Reuters. A assinatura ocorreu durante sua visita a Hanói, com o objetivo de ampliar a influência francesa em sua antiga colônia.

Macron realiza uma turnê pelo Sudeste Asiático focada no fortalecimento dos laços regionais. O presidente destacou a importância de "uma ordem baseada na lei" em meio a um momento de "grande desequilíbrio e um retorno à retórica de poder e intimidação". Após o Vietnã, seguirá para Indonésia e Cingapura.

A visita ocorre num cenário de tensões comerciais, com os Estados Unidos ameaçando impor tarifas de 50% sobre produtos europeus. Em abril, as importações vietnamitas para os EUA sofreram tarifas de 46%, uma das maiores aplicadas a qualquer país. Durante a estada, Macron assinou mais de uma dezena de acordos em defesa, energia nuclear e comércio, incluindo um contrato entre a companhia aérea vietnamita de baixo custo VietJet e a Airbus para a compra de 20 aeronaves A330-900.

Macron afirmou que a França também apoiará o Vietnã em setores estratégicos, como minerais críticos, trem de alta velocidade, energia nuclear civil e aeroespacial, com foco em parcerias para auxiliar o país na transição da energia suja a carvão para fontes renováveis e nucleares civis. Esta é a primeira visita do líder francês ao Vietnã desde que assumiu o cargo, em 2017.

Na chegada ao Vietnã, um vídeo mostrou sua esposa, Brigitte Macron, empurrando o marido com as duas mãos no rosto antes do desembarque do avião. As imagens de Macron e Brigitte desembarcando no Vietnã geraram muitos comentários. O presidente explicou aos jornalistas que o casal, que está junto desde 2007, após se conhecerem quando ele era aluno e ela professora no colégio, estava apenas "brincando". (COM INFORMAÇÕES DA ASSOCIATED PRESS)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: