X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Lembre livros sobre o papa Francisco, que refletem sua fé, política e humanidade

Escritos e leituras de Francisco refletem sua posição progressista dentro da Igreja


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Lembre livros sobre o papa Francisco, que refletem sua fé, política e humanidade
Missa em memória do Papa Francisco celebrada na Catedral de São Patrício, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, nesta terça-feira, 22 de abril |  Foto: NIYI FOTE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O papa Francisco, morto nesta segunda (21), era também autor de livros. O pontífice católico escreveu, além das encíclicas papais, obras sobre assuntos diversos, inclusive autobiografias.

Os escritos e leituras de Francisco refletem sua posição progressista dentro da Igreja, sempre demonstrando bastante atenção às humanidades.

Confira abaixo títulos escritos por Francisco e sobre ele que permitem conhecer o líder —e a pessoa— que esteve à frente da Igreja Católica por 12 anos.

'ESPERANÇA' E 'VIDA: A MINHA HISTÓRIA ATRAVÉS DA HISTÓRIA', DE PAPA FRANCISCO

Editoras Fontanar e HarperCollins

Ambos os livros são autobiografias nas quais Jorge Mario Bergoglio entrelaça sua história de vida a eventos históricos e questões sociais.

O primeiro, lançado em fevereiro deste ano, fala bastante sobre imigrantes. Francisco narra o passado de sua família, que deixou a Itália para viver na Argentina, e compara Hitler e Mussolini aos "construtores de muros" da atualidade.

O segundo, feito em parceria com o jornalista italiano Fabio Marchese Ragona, apresenta a perspectiva do papa sobre eventos como o Holocausto, o atentado às Torres Gêmeas e o conclave que o elegeu.

"EU ERA BERGOGLIO, AGORA SOU FRANCISCO", DE CRISTIAN MARTINI GRIMALDI

Editora Vozes

Nesta biografia, um jornalista independente percorre as ruas de Buenos Aires e conversa com conhecidos diretos de Bergoglio. No livro, os relatos de amigos, colaboradores e admiradores formam o retrato de um líder admirado. Grimaldi mostra quem foi papa Francisco antes de assumir a liderança da Igreja.

'QUERIDO PAPA FRANCISCO', DE PAPA FRANCISCO

Edições Loyola

Neste livro, o papa Francisco responde a cartas que recebeu de crianças do mundo todo. Com respostas simples e carinhosas, o pontífice trata de temas como amizade, vida e espiritualidade.

'DOIS PAPAS', DE ANTHONY MCCARTEN

Editora BestSeller

Em "Dois Papas", McCarten apresenta sua pesquisa que se transformou no filme homônimo da Netflix e sobrepõe as contradições entre os papas Bento 16 e Francisco. O primeiro, que renunciou em 2013, é acusado de ter negligenciado denúncias contra um padre alemão que molestou crianças por décadas. E seu sucessor tem possíveis conexões com a ditadura militar argentina expostas ao longo do livro.

'O SENHOR', DE ROMANO GUARDINI

Editora Cultor de Livros

Esse livro não fala sobre o papa Francisco, mas era um de seus títulos favoritos. Obra de cabeceira de Bergoglio, "O Senhor" reúne várias homilias do autor sobre a pessoa de Jesus Cristo. As meditações espirituais pretendem cumprir a missão deixada por Deus aos seus fiéis, de anunciá-lo e sua mensagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: