X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Janja parabeniza Claudia Sheinbaum por vitória no México e fala em 'novo capítulo' no país


Ouvir

Escute essa reportagem

A primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, parabenizou a vitória de Claudia Sheinbaum, eleita neste domingo, 2, como a primeira mulher a presidir o México. Ao desejar sucesso à nova presidente, Janja afirmou que o resultado das eleições representa um "novo capítulo" que inspira e fortalece a luta de maior participação feminina na política.

"Começando a semana com uma ótima notícia! O México elegeu nesse domingo sua primeira PresidentA. Claudia Sheinbaum é cientista (Dra em Engenharia Ambiental) e política, e tem mais de 20 anos de trabalho na aplicação de seus conhecimentos na construção e implantação de políticas públicas", escreveu a primeira-dama em publicação no X, antigo Twitter, nesta segunda-feira, 3. Até a publicação desta matéria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia se manifestou sobre o assunto.

"Apesar dos desafios e da violência nesse ciclo eleitoral, Claudia conquistou uma vitória significativa e seguirá, com a confiança do povo mexicano, trabalhando no combate a pobreza e a violência em seu país", disse. Segundo Janja, a experiência de Sheinbaum na área ambiental pode impulsionar a transformação do país no enfrentamento da crise climática.

Na publicação, a primeira-dama citou a importância do México na região da América Latina. "Com uma ampla história de luta de seu povo, e principalmente das mulheres mexicanas, esse novo capítulo nos inspira e fortalece na luta por mais mulheres na política", comentou. "Viva a democracia", finalizou a mensagem.

Sheinbaum, de 61 anos, a herdeira política de Andrés Manuel López Obrador, foi eleita a primeira mulher a presidir o México. Ela será empossada em 1º de outubro para um mandato de seis anos.

"Não chego sozinha. Chegamos todas, com nossas heroínas que nos deram a pátria, nossas ancestrais, nossas mães, nossas filhas e nossas netas", disse Sheinbaum após a divulgação dos resultados no auditório de um hotel no centro da Cidade do México. No discurso, ela reforçou a promessa de dar continuidade ao governo Obrador.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: