X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Itália vive crise e até renúncia de premier

Primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou ontem que irá entregar o pedido de renúncia do cargo ao presidente, segundo uma nota divulgada.


Imagem ilustrativa da imagem Itália vive crise e até renúncia de premier
Draghi teve pedido negado |  Foto: Markus Schreiber/AP

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, anunciou ontem que irá entregar o pedido de renúncia do cargo ao presidente, segundo uma nota divulgada pelo seu gabinete.

O presidente Sergio Mattarella, no entanto, rejeitou o pedido de renúncia de Draghi. Mattarella pediu para que Draghi converse com o Parlamento sobre a situação política.

As tensões políticas na Itália aumentaram recentemente: o Movimento 5 Estrelas (M5E), que faz parte da base aliada, boicotou uma votação de moção de desconfiança no governo. O governo venceu no voto, mas o boicote, aparentemente, deixou Draghi contrariado.

O premier disse nesta semana que seu governo não poderia continuar sem o apoio do M5E e descartou liderar uma coalizão com composição diferente.

Giuseppe Conte, ex-chefe de governo e atual líder do M5E, anunciou que os senadores de seu partido não iriam comparecer ao voto de confiança, produzindo uma crise de governo ao perder a maioria para governar.

A recusa de Conte se deve ao fato de que o decreto-lei proposto por Draghi, com medidas para ajudar famílias e empresas contra a inflação, contém um projeto para construir um incinerador de lixo para Roma, ao qual os antissistemas se opõem por considerá-lo caro, poluente, ineficiente e ultrapassado como tecnologia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: