X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Irã reduz estoque de armas nucleares pela primeira vez desde 2021


O Irã reduziu seu estoque de material nuclear próximo ao grau de armamento nos últimos três meses e meio, informou o órgão de vigilância atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira, 26.

Em seu relatório trimestral confidencial, enviado nesta segunda aos Estados membros, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que o Irã reduziu seu estoque de urânio enriquecido a 60% em 6,8 quilos, para 121,5 quilos, desde o final de outubro.

O Irã ainda tem material de grau próximo ao de armas suficiente para abastecer quase três armas nucleares, destacando seu status como um estado limiar de armas nucleares, afirma o órgão.

No entanto, ao diluir parte de seu urânio enriquecido a 60% nas últimas semanas em material de grau inferior, seu estoque caiu pela primeira vez desde que começou a produzir o combustível nuclear de 60% em 2021.

A decisão iraniana de reduzir seu estoque de combustível nuclear ocorre no momento em que milícias apoiadas pelo Irã estão envolvidas em confrontos com Israel e os EUA em todo o Oriente Médio.

Também ocorre no momento em que Washington e seus parceiros europeus estão em dúvida sobre como responder ao programa nuclear em expansão do Irã. Fonte: Dow Jones Newswires

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: