X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Hungria e China assinam acordos de cooperação estratégica, após visita de Xi Jinping ao país


Ouvir

Escute essa reportagem

A Hungria e a China assinaram uma série de novos acordos nesta quinta-feira, 9, para aprofundar sua cooperação econômica e cultural durante uma visita do presidente chinês Xi Jinping ao país da Europa Central, uma viagem destinada a solidificar a presença econômica da China na região.

As autoridades húngaras e chinesas concluíram um acordo de parceria estratégica e assinaram 18 outros acordos e memorandos de entendimento, mas nenhum investimento importante foi anunciado durante a coletiva de imprensa realizada após as conversas.

Xi e o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, conversaram na capital Budapeste como parte da última parada do líder chinês em uma viagem europeia de cinco dias, que também passou pela Sérvia e pela França. Orbán elogiou a "amizade contínua e ininterrupta" entre os dois países desde o início de seu mandato em 2010 e prometeu que a Hungria continuaria a receber mais investimentos chineses.

Pequim investiu bilhões na Hungria e vê o membro da União Europeia como um importante ponto de apoio dentro do bloco comercial de 27 membros. A Hungria possui diversas fábricas de produção de baterias chinesas para veículos elétricos (EVs) e anunciou em dezembro que receberá a primeira fábrica da montadora chinesa BYD na Europa, além de participar de um projeto ferroviário da iniciativa "Belt and Road" para conectar o país ao porto de Pireu, na Grécia.

Também na coletiva, Xi afirmou que ele e Orbán concordaram que a Belt and Road "é altamente consistente com a estratégia húngara de abertura para o leste" e promove as relações entre a União Europeia e a China.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: