Homem tenta fazer café em fogueira e causa incêndio florestal na Argentina
Famílias foram evacuadas e casas afetadas pelas chamas
Escute essa reportagem
Um incêndio florestal provocou evacuações e afetou diversas casas, nessa terça-feira (10), na cidade de Villa Carlos Paz, na província argentina de Córdoba.
O fogo, iniciado entre os municípios de Tanti e de Cabalango, se espalha na região desde segunda-feira (09). Um homem de 27 anos foi preso suspeito de ter provocado o incêndio, após esquentar café em uma fogueira.
À imprensa, governador da província exigiu punição para o culpado. Juan Schiaretti, que também é candidato à Presidência nas eleições de 2024, disse esperar que "todo o peso da lei" recaia sobre o responsável pelo incêndio.
Há um homem preso que provocou o incêndio intencionalmente.Foi quase uma catástrofe. As pessoas tiveram que ser retiradas, as casas pegaram fogo. Felizmente não temos que lamentar perdas humanas.
Juan Schiaretti, governador de Córdoba.
O vento acabou espalhando as chamas, que agora atinge diversas localidades ao longo do Vale Punilla, na Argentina, conforme os jornais locais Clarín e La Nacion, o que agrava as preocupações sobre a dificuldade de conter o fogo em áreas de difícil acesso aliado à seca que deixa a situação ainda mais complicada.
De acordo com o relatório de incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, a maioria dos focos foi controlada na noite de terça-feira (10), embora o foco registrado no Norte da província de Tulumba, a 150 quilômetros da capital Córdoba, ainda seja preocupante.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
"Se não fossem os bombeiros e a polícia, todos nós iríamos queimar. Nunca vi nada assim na minha vida", disse uma moradora do bairro Altos del Valle, identificada apenas como Ana, à mídia local.
Somente esta semana, mais hectares foram queimados do que em todo o primeiro semestre do ano. Aeronaves sobrevoam a região para auxiliar no combate ao fogo.
Comentários