X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Homem tenta fazer café em fogueira e causa incêndio florestal na Argentina

Famílias foram evacuadas e casas afetadas pelas chamas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Homem tenta fazer café em fogueira e causa incêndio florestal na Argentina
Fogo se alastrou rapidamente e pode ter sido provocado, de acordo com autoridades locais, por um homem que tentou esquentar café |  Foto: Reprodução/JSchiaretti twiter

Um incêndio florestal provocou evacuações e afetou diversas casas, nessa terça-feira (10), na cidade de Villa Carlos Paz, na província argentina de Córdoba.

O fogo, iniciado entre os municípios de Tanti e de Cabalango, se espalha na região desde segunda-feira (09). Um homem de 27 anos foi preso suspeito de ter provocado o incêndio, após esquentar café em uma fogueira.

À imprensa, governador da província exigiu punição para o culpado. Juan Schiaretti, que também é candidato à Presidência nas eleições de 2024, disse esperar que "todo o peso da lei" recaia sobre o responsável pelo incêndio.

Há um homem preso que provocou o incêndio intencionalmente.Foi quase uma catástrofe. As pessoas tiveram que ser retiradas, as casas pegaram fogo. Felizmente não temos que lamentar perdas humanas.
Juan Schiaretti, governador de Córdoba.

O vento acabou espalhando as chamas, que agora atinge diversas localidades ao longo do Vale Punilla, na Argentina, conforme os jornais locais Clarín e La Nacion, o que agrava as preocupações sobre a dificuldade de conter o fogo em áreas de difícil acesso aliado à seca que deixa a situação ainda mais complicada.

De acordo com o relatório de incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, a maioria dos focos foi controlada na noite de terça-feira (10), embora o foco registrado no Norte da província de Tulumba, a 150 quilômetros da capital Córdoba, ainda seja preocupante.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

"Se não fossem os bombeiros e a polícia, todos nós iríamos queimar. Nunca vi nada assim na minha vida", disse uma moradora do bairro Altos del Valle, identificada apenas como Ana, à mídia local.

Somente esta semana, mais hectares foram queimados do que em todo o primeiro semestre do ano. Aeronaves sobrevoam a região para auxiliar no combate ao fogo.


Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: